Jaguariaíva conta com serviço informatizado para carteira de Identidade

O Posto de Identificação de Jaguariaíva, localizado na Agência do Trabalhador, está funcionando totalmente informatizado para solicitação da Carteira de Identidade (RG). A fotografia é digital e as impressões digitais são coletadas por leitor biométrico. Os documentos são escaneados e todas as informações são transmitidas instantaneamente para o Instituto de Identificação do Paraná. O processo permite a celeridade na emissão do documento.

A instalação do sistema de Posto de Identificação Totalmente Informatizado (PATI) foi feita por meio de convênio celebrado entre a Prefeitura Municipal de Jaguariaíva e Governo do Estado do Paraná, através da Secretaria de Segurança Pública (SESP).

De acordo com o Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Pedro Leocadio Delgado, com o PATI o processo será mais rápido "O novo sistema representa economia para o munícipe e celeridade no processo. Não será mais preciso gastar com foto e utilizar tinta para a coleta de digitais", disse.

O Diretor de Fomento ao Emprego, Agência do Trabalhador e Identificação, Fábio dos Santos Marcos, lembra que é possível realizar o pedido da segunda via do documento por meio da internet, bem como acompanhar todo o processo através do site: www.ii.pr.gov.br

Para solicitar a Carteira de Identidade na forma presencial são necessários os seguintes documentos de acordo com o estado civil da pessoa:

Certidão de Nascimento para solteiros, Certidão de Casamento, Certidão com Averbação de divórcio ou separação, Certidão de Casamento com anotação de óbito. CPF, PIS ou PASEP e comprovante de endereço são opcionais.

Seguindo normativa da Polícia Civil do Paraná, em razão das medidas de prevenção adotadas contra o Coronavírus os cidadãos que tiverem urgência na confecção do documento devem comparecer na Agência do Trabalhador e comprovar sua necessidade.