1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13

Pesquisa

Dia do Tropeiro é comemorado com resgate cultural e confraternização típica

A prefeitura de Jaguariaíva, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece), via Departamento de Cultura, realizou nos dias 10 e 11 a quinta edição da comemoração do Dia do Tropeiro de Jaguariaíva. O evento iniciou com um encontro cultural no Cine Teatro Valéria Luercy na sexta e, no sábado pela manhã, uma tropeada reuniu dezenas de participantes.

No cine teatro o público visualizou objetos de época e teve acesso a dados históricos sobre os tropeiros e suas contribuições. O prefeito de Jaguariaíva, José Sloboda, a primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social, Cleia Sloboda, entre outra autoridades prestigiaram o evento.

Em sua saudação ao público o prefeito enalteceu a importância do tropeirismo no desenvolvimento de Jaguariaíva. “Nosso município passa por um período de progresso e, nesta comemoração que cresce a cada ano, devemos reverenciar àqueles que ajudaram Jaguariaíva a chegar até aqui”, destacou. 

Sloboda informou que, para incentivar e preservar a cultura tropeira, o município tem o projeto de viabilizar um espaço para sede do clube. “Com a retomada da restauração da Casa da Cultura, o plano é que o Departamento de Cultura passe a funcionar neste local, passando o antigo prédio, o Espaço Maria Timm, próximo ao Museu Matarazzo, a abrigar o Clube dos Tropeiros”, anunciou.

Reforço de que o tropeirismo foi um ciclo econômico de vital importância para formação de Jaguariaíva, visto que através dele a localidade se desenvolveu, foi feito na palestra do historiador Rafael Pomim. “Todo esse território foi no passado uma imensa área de latifúndio, localizada em um vasto corredor da passagem de tropas, que traziam consigo toda uma sorte de itens necessários para sobrevivência humana, desde alimentos até vestuários, passando também por objetos de uso doméstico. Desta forma, entre idas e vindas e em muitos momentos fixação de pouso, os tropeiros acabaram criando pequenos ranchos para descanso, que mais tarde foram tomando estrutura, e se tornaram consideráveis localidades, como é o caso do nosso município”, observa o historiador.

Ainda durante na noite de sexta houve declamações de poesias e palestra com o Cancioneiro da Rota, Silvestre Alves, mais apresentação do grupo “Sonata Maragata” da Escola Municipal de Música “Elzita Jorge Cunha”. A confraternização encerrou com degustação gratuita da quirerada, comida tropeira que hoje é o prato típico oficial de Jaguariaíva.

Tropeada – No sábado pela manhã as festividades continuaram. Desta vez a atração foi uma tropeada promovida pelo Clube de Tropeiros Alma sem Fronteira, saindo do Rancho do Chimarrão, no Parque Ruy Cunha. Na concentração houve um momento religioso, liderado pelo Padre Maicon, do Santuário Bom Jesus da Pedra Fria. Depois foi servido um café da manhã incluindo as tradicionais paçoca de carne e virado de feijão.

Dezenas de pessoas estiveram na tropeada, com destaque para famílias integrantes de clubes de tradições tropeiras. Nas ruas o grupo chamou a atenção, enquanto seguiram rumo ao Santuário Ecológico do Paredão, na zona rural jaguariaivense.

O prefeito José Sloboda também prestigiou esta programação, com integração entre os participantes, junto ao novo presidente do Clube dos Tropeiros, José Nereu Gomes, e o vice Homero Baitala de Oliveira. No encerramento houve um almoço, embalado por apresentações musicais.

dia_municipal_t...
dia_municipal_tropeiro_2019_9 dia_municipal_tropeiro_2019_9
dia_municipal_t...
dia_municipal_tropeiro_2019_10 dia_municipal_tropeiro_2019_10
dia_municipal_t...
dia_municipal_tropeiro_2019_11 dia_municipal_tropeiro_2019_11
dia_municipal_t...
dia_municipal_tropeiro_2019_12 dia_municipal_tropeiro_2019_12
dia_municipal_t...
dia_municipal_tropeiro_2019_13 dia_municipal_tropeiro_2019_13
dia_municipal_t...
dia_municipal_tropeiro_2019_14 dia_municipal_tropeiro_2019_14
dia_municipal_t...
dia_municipal_tropeiro_2019_1 dia_municipal_tropeiro_2019_1
dia_municipal_t...
dia_municipal_tropeiro_2019_2 dia_municipal_tropeiro_2019_2
dia_municipal_t...
dia_municipal_tropeiro_2019_3 dia_municipal_tropeiro_2019_3
dia_municipal_t...
dia_municipal_tropeiro_2019_4 dia_municipal_tropeiro_2019_4
dia_municipal_t...
dia_municipal_tropeiro_2019_5 dia_municipal_tropeiro_2019_5
dia_municipal_t...
dia_municipal_tropeiro_2019_6 dia_municipal_tropeiro_2019_6
dia_municipal_t...
dia_municipal_tropeiro_2019_7 dia_municipal_tropeiro_2019_7
dia_municipal_t...
dia_municipal_tropeiro_2019_8 dia_municipal_tropeiro_2019_8