Durante a I Semana Pedagógica de 2020, o município de Jaguariaíva, representado pelo prefeito José Sloboda e a vice-prefeita e secretária da Educação, Cultura e Esporte, Alcione Lemos, recebeu dois documentos contendo as Diretrizes Curriculares da Rede Municipal de Educação e os Direitos e Objetivos de Aprendizagem e um Parecer Digital.

Os documentos foram entregues pelo coordenador Helcio Soares Padilha Junior da empresa de assessoria educacional Geração Serviços Educacionais, que salientou que as diretrizes são no sentido de normatizar a rede de Jaguariaíva, conforme a Base Nacional Curricular da Legislação de 2017 do Ministério da Educação e do Conselho Nacional de Educação, reformulando o documento que o município tinha que eram as Metas da Educação, em um novo formato que trata dos conteúdos específicos que os alunos devem aprender em cada ano da Educação Infantil e Ensino Fundamental. “Entendemos que se trata de um norte, de formação continuada, se faz o documento e se trabalha a formação com base nele, contemplando o trabalho dos professores. Esses documentos já estão nas escolas e os professores já terão acesso a ele quando chegarem às instituições”, afirmou.

Helcio ainda acrescenta que conhece a realidade de muitos municípios da região e que nenhum deles tem estes documentos norteadores e, consequentemente, os resultados que Jaguariaíva tem.

Um dos resultados do trabalho de formação para os professores norteado pelas diretrizes foi o salto da nota da Prova Paraná de 60 para 85, fruto de planejamento, como discursa a vice-prefeita Alcione Lemos. “Estamos trabalhando com todos esses conteúdos, enquanto objetivos de aprendizado, para que as metodologias utilizadas pelos professores em sala de aula sigam um planejamento direcionado, visando atingir um patamar de qualidade cada vez mais satisfatório na Educação”.

Diante disso, os resultados alcançados com a formação continuada serão levados à Universidade Luterana do Brasil em maio, em um evento da Sociedade Brasileira da Educação Matemática, que reunirá pesquisadores do ensino da disciplina de toda América Latina. “Nosso objetivo é mostrar os resultados e os investimentos do município, mais especificamente da formação dos professores, mas também dos documentos norteadores que foram construídos de forma coletiva, atendendo às necessidades da rede municipal de ensino de Jaguariaíva”, afirma o coordenador Helcio.

“Por meio de um trabalho conjunto do município, através da SMECE, da Secretaria de Estado da Educação do Paraná e da assessoria educacional, Jaguariaíva desponta, avança e colhe os resultados”, conclui.