1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13

Pesquisa

Semana do Combate a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é encerrada com grande mobilização na Praça Getúlio Vargas

Nesta sexta-feira, dia 17, chegou ao final mais um ciclo de eventos da semana de conscientização de proteção à criança e ao adolescente em Jaguariaíva.

O evento, realizado desde 2014, é promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por meio do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), com a participação do Conselho Tutelar, CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), em parceria com o IFPR (Instituo Federal do Paraná) e Projeto Pescar.

O intuito é intensificar a campanha e difundir o Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado no dia 18 de maio.

Prestigiaram o evento o prefeito José Sloboda, o delegado titular da 46ª Delegacia de Polícia Civil Derick Moura Jorge, além de vereadores e secretários municipais, equipes dos CRAS (Centros de Referência em Assistência Social) e CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) também estiveram presentes.

A primeira dama e secretária municipal de Desenvolvimento Social, Cléia Aparecida Valenga Sloboda, falou a respeito da semana e o trabalho da secretaria na proteção dos menores. “Essa semana é um complemento ao trabalho que nós já realizamos diariamente através da secretaria, sabemos da importância destas ações para conscientizar a população e também as crianças, sobre a importância de estarem atentas e o encorajamento à denúncia que, muitas vezes, vem por meio de mobilizações como esta”, concluiu.

A diretora de Proteção Especial e psicóloga Rita de Cassia Maganhati, fez uso da palavra para salientar as ferramentas utilizadas para “interromper o ciclo” de abusos. “Infelizmente os casos de violência sexual contra menores ainda são muito recorrentes no município, mas temos ampliado nosso trabalho de proteção a estes menores através de ações como o Plano Individual de Atendimento, que é um grupo online por meio do qual as situações chegam até o CREAS, esta ferramenta foi implantada há dois anos e tem tido bons resultados no combate ao abuso sexual”, explicou.

O delegado Derick Moura Jorge garantiu que através do trabalho que vem sendo realizado pela rede de proteção, a qual integra os poderes na proteção de crianças e adolescentes, o número de casos denunciados e autores dos crimes responsabilizados aumentaram exponencialmente.

Durante toda a semana 10 estudantes do IFPR, dos cursos de Biotecnologia e Gestão de Qualidade, realizaram gincanas educativas em cinco colégios estaduais e nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos bairros Primavera e Pedrinhas.

Com o tema “Crescer sem Violência”, alunos com idades entre 10 e 14 anos foram orientados por meio de brincadeiras sobre a importância de estar atento aos sinais do abuso sexual, bem como atitudes que devem ser evitadas como aceitar carona de estranhos e deixar que adultos toquem seus corpos. Todas as ações da semana foram acompanhadas por professores e também pela coordenadora do CREAS, Zenaide de Azevedo Fanha.

A manhã também contou com a apresentação da fanfarra municipal do Colégio Estadual Rodrigues Alves e apresentação cultural dos alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, além de uma linda revoada de balões brancos no céu da praça Getúlio Vargas.

Também prestigiaram o evento alunos do programa Jovem Aprendiz, da Escola Municipal Maria de Lourdes Oliveira Taques, Projeto Pescar e IFPR.

O evento encerrou com o adesivamento de carros.

 

semana_combate_...
semana_combate_abuso_sexual_criancas_adolescentes_2019_1 semana_combate_abuso_sexual_criancas_adolescentes_2019_1
semana_combate_...
semana_combate_abuso_sexual_criancas_adolescentes_2019_2 semana_combate_abuso_sexual_criancas_adolescentes_2019_2
semana_combate_...
semana_combate_abuso_sexual_criancas_adolescentes_2019_3 semana_combate_abuso_sexual_criancas_adolescentes_2019_3
semana_combate_...
semana_combate_abuso_sexual_criancas_adolescentes_2019_4 semana_combate_abuso_sexual_criancas_adolescentes_2019_4
semana_combate_...
semana_combate_abuso_sexual_criancas_adolescentes_2019_5 semana_combate_abuso_sexual_criancas_adolescentes_2019_5
semana_combate_...
semana_combate_abuso_sexual_criancas_adolescentes_2019_6 semana_combate_abuso_sexual_criancas_adolescentes_2019_6
semana_combate_...
semana_combate_abuso_sexual_criancas_adolescentes_2019_7 semana_combate_abuso_sexual_criancas_adolescentes_2019_7
semana_combate_...
semana_combate_abuso_sexual_criancas_adolescentes_2019_8 semana_combate_abuso_sexual_criancas_adolescentes_2019_8
semana_combate_...
semana_combate_abuso_sexual_criancas_adolescentes_2019_9 semana_combate_abuso_sexual_criancas_adolescentes_2019_9