As eleições do Conselho Tutelar ocorrem neste domingo, dia 6. Em Jaguariaíva são 15 candidatos que disputam cinco vagas para mandato de quatro anos. A votação é facultativa e pode ser feita pelo cidadão com mais de 16 anos e que possua título de eleitor. Basta comparecer a um dos três locais de votação com o título e um documento com foto, entre 8h30 e 17h.

Os conselheiros escolhidos terão a função de agir quando direitos de crianças e adolescentes forem ameaçados ou violados pela sociedade, Estado, pais, responsável, ou em razão de sua própria conduta. A remuneração é de R$ 2.072,87 mensais.

Além da escolha democrática pelos eleitores do município, os candidatos já passaram por etapas classificatórias, coordenadas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), incluindo prova de conhecimento, que abordou assuntos como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), língua portuguesa e informática. Também houve avaliação psicológica. Os locais de votação são o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Primavera, Estação Cidadã e Centro de Convivência do CRAS Pedrinha (antiga Isabel Branco).

Locais de votação eleição do Conselho Tutelar 2019

- CRAS PRIMAVERA – Para eleitores que votam nas escolas municipais Júlio de Mesquita, Aristides Soares, Dalva de Azevedo e Escola Estadual Nilo Peçanha.

- ESTAÇÃO CIDADÃ – PRAÇA GETÚLIO VARGAS – Neste local devem comparecer os eleitores que votam na Escola Municipal Maria de Lourdes, Colégio Estadual Rodrigues Alves, Escola Estadual Olavo Bilac, escolas municipais da zona rural, Escola Estadual Padre José de Anchieta e Escola Municipal Antônio Fanchin.

- CENTRO CONVIVÊNCIA CRAS PEDRINHA (antiga Escola Isabel Branco) – Para quem vota nas escolas municipais Luiz Vieira (Samambaia), Isabel Branco e Escola. Estadual Anita Canet.