Atividades especiais da Semana do Idoso começam nesta segunda

Jaguariaíva terá programação especial, entre 30 de setembro e 2 de outubro, para comemorar a Semana Nacional do Idoso. A organização é do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, com apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

As atividades comemorativas começaram com uma sessão gratuita de cinema, no Cine Teatro Valéria Luercy, na segunda (30), a partir das 15 horas.

Terça-feira, dia 1º, marcando o Dia Nacional do Idoso, haverá um momento dedicado à saúde, com ginástica na Praça Getúlio Vargas. No local também serão oferecidos, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), orientações e aferição de pressão arterial.

Para incentivar o movimento e a alegria que a música e dança proporcionam, no dia 2, a partir das 15h, ocorre a Tarde Recreativa no Clube Recreativo Municipal.

Devem participar das atividades da Semana do Idoso os usuários dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do município, alguns internos do Lar Bom Jesus, além de idosos da comunidade.

Atenção pública – Projetos e ações públicas de atenção necessárias e específicas para o bem estar da pessoa idosa ocorrem o ano todo em Jaguariaíva. Através da Sedes, nos CRAS (Centros de Referência em Assistência Social) Primavera e Pedrinha ocorrem palestras, passeios, dança sênior, coral, exercícios de geronto-ativação, assistência e momentos de boa convivência. O CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) realiza atendimentos de proteção social do idosos em situações de risco, violência e vulnerabilidade social.

Pelo Departamento Municipal de Esportes da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece) é oferecida a Ginástica Comunitária em ginásios de esportes municipais, onde parte das frequentadoras é maior de 60 anos.

Ainda para incentivar a atividade física, foram instaladas em vários pontos da cidade Academias ao Ar Livre. Nelas existem aparelhos que ajudam a fortalecer a musculatura e ajudam no movimento. A prática ajuda no controle de doenças como diabetes, hipertensão, colesterol, entre outros.

Para os que estão debilitados fisicamente, entre os recursos locais na saúde pública, está a Clínica Municipal de Fisioterapia Rosalina Miranda Brunetti. Além de estrutura apropriada, a clínica tem profissionais e aparelhos terapêuticos para atendimentos gratuitos.

Na saúde pública municipal também há programas especiais que priorizam o atendimento à terceira idade. Na área de habitação, está em andamento no Loteamento Portal do Sertão a instalação de um condomínio para moradia exclusiva de idosos, incluindo 40 unidades habitacionais e estrutura com espaços de cuidado à saúde e convivência dos moradores da melhor idade.