1ª turma do Curso Básico de Informática recebe certificados

Publicação Original: 28/10/2009

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte promoveu ontem, dia 27, a entrega dos certificados da 1ª turma do Curso Básico de Informática, realizado pelo Telecentro de Jaguariaíva.

O Telecentro está em funcionamento na Escola Municipal Júlio de Mesquita Filho, no bairro Primavera, atendendo a comunidade local e adjacências, com pessoas das mais diversas idades interessadas em obter conhecimento na área. Na oportunidade estiveram presentes, além dos alunos, professores, estagiários da escola, o prefeito Otélio Renato Baroni, a secretária de Educação, Cultura e Esporte, professora Alcione Lemos, o coordenador do Telecentro, Leandro Kubisse e o instrutor de Informática, Osmar Rodrigues de Melo e a diretora da Júlio de Mesquita, professora Teresinha. A importância da informática na atualidade, principalmente na vida profissional das pessoas foi destacado por todos os presentes, ressaltando a relevância de mais esta iniciativa do governo municipal.

A 1ª turma do Curso Básico de Informática teve início no dia 25 de agosto, com carga horária de 32 horas e,  dos 40 inscritos inicialmente, 15 concluíram o curso e receberam seus certificados, demonstrando a satisfação e vontade de prosseguir, em busca de aprimoramento e oportunidades no mercado de trabalho.  É nisso que aposta Joanita Dias, 36 anos, mãe de duas crianças e residente no bairro, que recebeu seu certificado e diz que tem vontade de melhorar ainda mais para conseguir um emprego. Já a jovem Jezabel, de 14 anos, também quer continuar a aprender tudo sobre informática e, futuramente, estar mais preparada para enfrentar o mercado de trabalho. Elizana Alves, 27, grávida de cinco meses, explicou que se inscreveu no curso para aproveitar a oportunidade, afirmando que conhecimento é sempre bem vindo.

Nas próximas semanas estarão abertas as inscrições para a segunda turma do Curso Básico de Informática pelo Telecentro Comunitário.

NTM

O coordenador Leandro Kubisse participou, nos dias 21, 22 e 23 de outubro, em Florianópolis, SC, do Encontro Regional do PROINFO, num evento que contou com a participação dos três estados da região sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Durante o encontro foram repassadas diretrizes e melhorias no atendimento do programa para 2010, bem como o lançamento de um novo curso de qualificação de professores na elaboração de projetos de aprendizado. O curso será ministrado pelo Núcleo de Tecnologia Municipal, NTM e servirá como meta no PAR, Plano de Metas Articuladas na Educação como formação continuada de professores.

Segundo Kubisse, “o NTM é uma conquista desta administração e está funcionando a “todo vapor”, oferecendo cursos de introdução digital a professores, bem como proporcionando acesso à informática a toda comunidade através do Telecentro Comunitário”.