Técnicos da Cohapar vistoriaram nesta quinta-feira (1) a primeira etapa das obras de construção de um condomínio de casas voltado ao atendimento da população idosa em Jaguariaíva. O empreendimento é composto por 40 unidades habitacionais e está recebendo R$ 3,8 milhões de investimentos do Governo do Paraná por meio da companhia.

As casas são adaptadas às necessidades dos idosos e construídas em condomínios horizontais fechados, que podem ser utilizadas por casais ou pessoas solteiras. “A intenção é que eles utilizem estes espaços pelo tempo que desejarem com o pagamento de um valor reduzido, muito menor do que o aluguel convencional”, explica o coordenador regional da Cohapar Sandro Machinski.

Infraestrutura completa – O projeto prevê uma série de equipamentos de saúde, assistência social e lazer que ficarão à disposição dos futuros moradores. Entre eles, praça de convivência, biblioteca, sala de informática, academia ao ar livre, horta comunitária, salão de festas e atividades, pista de caminhada e quiosques próprios para a prática de jogos.

Os empreendimentos também são equipados com ambulatório para atendimentos médicos básicos aos residentes, guarita e sala de administração, sistemas de geração de energia solar, captação de águas das chuvas e implantação de poço artesiano, quando possível. A manutenção será feita por funcionários do próprio município, que também prestarão atendimento básico aos moradores.

Inédito – Jaguariaíva é a primeira cidade paranaense a receber um empreendimento desta natureza pelo Governo do Estado, que deverá utilizar a experiência do projeto piloto para levá-lo a todas as regiões do Paraná. Um dos fatores que contribui com a escolha foi a contrapartida da Prefeitura de Jaguariaíva, com a doação da área, o que viabilizou as obras.

À época da contratação, o prefeito de Jaguariaíva, José Sloboda, já havia declarado estar orgulhoso em receber o primeiro condomínio da terceira idade do Paraná. “Conhecemos projetos semelhantes feitos em outros estados e, depois disso, conseguimos o terreno e Cohapar preparou a licitação”, informou. “É uma soma de trabalhos, somos muito gratos ao Governo do Estado por esse projeto ser instalado pioneiramente em Jaguariaíva”, concluiu o prefeito.

Fonte: Cohapar