Prefeitura dá andamento às obras de restauração da Casa da Cultura

Nesta semana foi retomada a obra de restauração da Casa da Cultura "Dr. João Batista da Cruz” em Jaguariaíva, prédio histórico construído em 1918 que já abrigou prefeitura, câmara, fórum e até a casa de detenção municipal, e hoje é tombado como patrimônio histórico.

As obras foram interrompidas devido ao rompimento com a empresa que, na época, alegou atraso constante dos repasses federais. Após isto, a administração municipal deu continuidade em partes do serviço com mão de obra e recursos próprios, como a revitalização da calçada frontal, parte do plano de mobilidade urbana, portas e janelas estão sendo concluídas, bem como a escada de acesso ao piso superior, que já foi executada e colocada em seu devido lugar.

Agora, mediante o esforço da administração pública para a realização de uma nova licitação, a empresa Irmãos Camargo - Construção Civil assumiu a restauração, avaliada em R$ 236.941 mil.

Localizada em um amplo terreno de esquina na Cidade Alta de Jaguariaíva, o edifício da Casa da Cultura possui dois pavimentos, com planta quadrada, fachadas moduladas por pilastras, tendo na fachada principal a inscrição da data de sua construção.  De acordo com o projeto inicial de restauro, o pavimento térreo contará com hall de entrada, sala de reuniões, de exposições, administrativa, três banheiros, sendo um com acessibilidade, copa e recepção. No pavimento superior, duas salas, biblioteca e área de circulação. No projeto, também, instalações elétrica e hidráulica e pintura interna e externa na cor original.

A obra será acompanhada pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SMECE) e, de acordo com o diretor do Departamento de Cultura, Vinicius Schadner, após restaurado, o local deve abrigar uma biblioteca e o próprio departamento de Cultura, que hoje é no Espaço Maria Timm.

Alcione Lemos, vice-prefeita e secretária da SMECE, destaca a importância histórica do prédio para o município, sendo parte integrante de uma história que ultrapassa um século.