Prefeitura inicia obra de revitalização da Praça Isabel Branco

Nesta semana, em que o município comemora 196 anos, além de obras entregues e em andamento, outras novas também iniciaram. O destaque é para a revitalização da Praça Isabel Branco, na Cidade Alta, marco onde a cidade se originou.

Realizada com recursos próprios da Prefeitura Municipal de Jaguariaíva, a obra tem como objetivo o resgate da memoria da praça, inaugurada no final do século 19, além de renovar mais um ambiente recreativo e de convivência para a população. Serão mais de 3.350 m² de área a ser revitalizada e mais de R$ 377 mil investidos.

Os serviços a serem realizados serão muitos, entre eles a substituição do pavimento, restauração do coreto, canteiros, mobiliário urbano, iluminação e novas áreas de convivência.  “O atual calçamento da praça é feito por pedras portuguesas, que apesar de históricas e com beleza impar, quando   molhadas   se   tornam escorregadias e, de acordo com as normas brasileiras de acessibilidade, recomenda-se  a  substituição”, relata o arquiteto e urbanista da Secretaria de Infraestrutura e Habitação, Yves Moura de Moraes.

O novo revestimento será do tipo bloco de concreto (paver),  mesclado  com  diferentes  cores. “Isso vai gerar um melhor visual e o mais importante - terá uma segurança maior para todos”, explica Moraes.

As atuais floreiras com a reforma terão um  novo sentido, visto que serão  plantadas grama  e  flores  em  algumas e  outras  serão  aterradas para  esconder  as raízes das  árvores e construção de bancos, abrindo espaço para a convivência, descanso, leitura e contemplação.

Haverá mudança no sentido das  vias  ao  redor  da praça,  bem  como  no  jeito  de  se  estacionar. Com o estacionamento em 45  graus, as vagas para o estacionamento de veículos serão ampliadas para 29 vagas, incluindo as reservadas para motoristas cadeirantes e motociclistas.

A intervenção também vai aumentar a acessibilidade. “Com a revitalização da praça seria impossível não pensar no bem estar de todos,  por  isso  será  acrescentada sinalização  no  piso  para  deficientes visuais e também serão feitas travessias elevadas,  fazendo  a ligação  da praça à prefeitura e da praça até a igreja”, informa o arquiteto.

História - Foi realizado um estudo histórico da praça junto com o  Departamento  de Patrimônio e,  com  base  em  fotos  antigas e  relatos  de  moradores  locais, serão inseridos aos novos materiais elementos que remetem ao tempo da construção da praça. “Isso será feito para que as novas gerações saibam  que  a  praça  teve  um  passado  que  deve  ser lembrado.

Ainda pensando em preservar a história e cultura, serão mantidos  alguns  mosaicos  feitos  em  pedra portuguesa,  que  serão emoldurados no  piso  junto  com  o  pavimento  de  bloco  de concreto,  bem  como  serão  feitas  em  pedra  portuguesa dois mosaicos de torres, que terão  essa  homenagem  representando  o brasão  da  cidade  e gerando  identidade para  a  praça”, adianta Moraes.  Outra alteração neste sentido será na floreira  central. Hoje ela não tem forma definida, mas passará a ter um  grande  círculo, remetendo ao início do século.

Coreto: O antigo coreto já passou por muitas mudanças e hoje, de certa forma, sem muito uso, acaba dando margem a infestações de pombas e cupins. O projeto inclui a substituição da madeira e outros materiais, sem desconstruir a identidade da obra e a ideia de quem o imaginou.

Paisagismo: Quando a Praça Isabel Branco foi construída  o estudo botânico e paisagístico era  pouco difundido  no  Brasil. Com isso, espécies de árvores foram plantadas sem planejamento, o que agora será corrigido. “Apesar da beleza, muitas flores  e árvores  não  são  favoráveis  ao convívio humano, pois  trazem  algum  tipo  de malefício a saúde e bem estar”, esclarece o arquiteto da prefeitura .

Segundo Moraes, algumas árvores que precisarão ser cortadas foram avaliadas por engenheiros  florestais  e  ambientais.  Ressalta ainda que as poucas unidades retiradas são as menores, permanecendo as mais altas, não descaracterizando assim a praça. Em contrapartida, o projeto paisagístico inclui, além da forração de grama esmeralda nas floreiras, o plantio de flores e novas árvores de pequeno porte.

Novos passeios: As calçadas  ao  redor  da  praça também serão  alvo  de revitalização.  A substituição dos já existentes, que são em pedra portuguesa, será feito em blocos tipo paver. Vale salientar  que  esses novos passeios serão cem por cento acessíveis e de acordo com as normas vigentes de acessibilidade, com rampas de acesso para cadeirantes, que terão acesso garantido à praça, bem como à prefeitura e Igreja Bom Jesus da Pedra Fria, que ficam no entorno. Vídeo de autoria do engenheiro Thiago Pomkerner, com a animação de como deve ficar a praça, está disponível no endereço https://www.youtube.com/watch?v=ISiScWxv2G4&feature=youtu.be&fbclid=IwAR1jhvWBB7VS6-CKeFiM8qvmeAuP7BVBkRF6ydzdGj4cJyS3Si0UuAJOL5A.

Praça já recebeu tapumes para isolamento da área que será revitalizada.