Nota de Pesar

Hoje mais um ilustre filho de Jaguariaíva nos deixa. André Zacharow faleceu em Curitiba na manhã desta sexta-feira, aos 82 anos.

André nasceu em 1939, filho de Altina e Júlio Zacharow, fundadores da primeira Igreja Batista da cidade.

Trabalhando desde cedo, inclusive no cartório de Jaguariaíva, André residiu no município até os 18 anos, quando foi para a capital estudar e galgar novos horizontes.

Casado com Elenice Lukaszewski, teve importante papel na política estadual e nacional, sendo eleito deputado federal por três mandatos consecutivos.

Em 2004 recebeu da Câmara Municipal de Jaguariaíva, o título Honorífico de Vulto Emérito, dando o reconhecimento de sua personalidade como cidadão jaguariaivense.

Vivia em Curitiba desde sua juventude, mas nunca deixou de manter laços familiares e políticos com sua cidade natal.

Duas de suas notáveis contribuições para Jaguariaíva, enquanto parlamentar, foi a destinação de recursos para a revitalização da Praça Getúlio Vargas, em 2016, e Avenida Antônio Cunha, com nova pavimentação, passeios e meio fio e paisagismo, em 2017.

Fez carreira como professor de economia na UFPR, foi auditor-chefe da Itaipu Binacional, diretor do Banco Regional de Desenvolvimento (BRDE) e do Instituto de Previdência do Paraná. Foi presidente da Companhia de Desenvolvimento de Curitiba e chefe do escritório de representação do Paraná em Brasília, além de sua notória participação na Sociedade Evangélica Beneficente de Curitiba, entidade mantenedora do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba.

À esposa Elenice, filha Tatiana, netos, familiares e amigos, nossas condolências.

Ao saudoso André Zacharow, pelo legado deixado em Jaguariaíva, prestamos nossa homenagem, enquanto cidadãos jaguariaivenses que, orgulhosamente, temos seu nome para abrilhantar nossa história.

O corpo de André Zacharow será velado neste sábado (11) na Primeira Igreja Batista de Curitiba, das 9h às 13h.

O sepultamento será no cemitério Água Verde, às 14h.