Jaguariaíva aguarda vacina contra Covid-19 para imunização dos primeiros profissionais da linha de frente

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Jaguariaíva está de prontidão para cumprir o Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19. A programação é que algumas doses dos imunizantes autorizados pela Anvisa para uso emergencial sejam liberados nesta semana para o município, através da Regional de Saúde de Ponta Grossa.

“Nosso município aguarda determinações da Secretaria Estadual de Saúde para início do protocolo de aplicação a partir do próximo dia 20”, relata a secretária municipal de Saúde, Amália Cristina Alves. Ela informa que Jaguariaíva está preparada para executar a campanha.

“Nossos serviços de saúde estão preparados para atender às questões logísticas (aquisição, armazenamento e distribuição de vacinas e demais insumos), além de capacitação das equipes, assistência aos usuários (aplicação da vacina), monitoramento dos vacinados, enfim, tudo o que se faz necessário para que nossa população tenha uma cobertura vacinal, respeitando o Programa Nacional de Imunização”, explica.

É importante salientar que, conforme plano de imunização dos governos federal e estadual, os primeiros a receberem a vacina serão os  profissionais da saúde que trabalham diretamente com o atendimento dos doentes com a Covid-19. Isto porque a quantidade de vacinas disponíveis não só no Brasil, mas no mundo, ainda é pequena em relação à demanda, e a distribuição está sendo feita àqueles que têm maior risco de contrair a doença. Na cidade de Jaguariaíva estes profissionais da linha de frente estão lotados na Unidade Básica de Saúde Dr. Domingos Cunha (Jardim Santa Cecília) e Hospital Municipal Carolina Lupion.

Paraná - Na primeira etapa da vacinação, conforme Plano Estadual de Vacinação, também estarão incluídos profissionais que aplicarão as vacinas, pessoas com mais de 60 anos que residem em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e os profissionais que atuam nos locais e a população indígena. Conforme anunciado pelo Ministério da Saúde, a quantidade de vacinas a serem destinadas ao Paraná é de 5% do total que o país tiver disponível. Com a quantidade de doses disponibilizadas, seguindo a ordenação por grupos prioritários, a previsão é vacinar o total de 4.019.115 pessoas até maio de 2021. A vacinação ocorrerá de acordo com o recebimento dos imunizantes, de forma gradual e escalonada.

Cuidados – Ao mesmo tempo que a movimentação para disponibilização da vacina ocorre, os novos casos de Covid-19 não param de aparecer, inclusive com casos graves com necessidade de internação, sobrecarregando o sistema de saúde. Por isso os cuidados básicos preventivos à propagação do vírus precisam ser reforçados pela população. São eles o uso de máscara e aplicação de álcool em gel nas mãos sempre que tocar uma superfície; distanciamento físico; lavagem das mãos com freqüência; evitar tocar olhos, nariz e boca; cobrir o nariz e boca com o braço dobrado ou um lenço ao tossir ou espirrar. Deve-se procurar o atendimento médico se tiver febre, tosse e dificuldade para respirar.