Rede municipal de ensino promove reuniões on-line com pais e capacitações para os professores

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece) realizou na última semana reuniões virtuais com os pais e responsáveis pelos alunos de suas unidades. O objetivo foi fortalecer as parcerias com as famílias, tirar dúvidas e passar orientações para continuidade do trabalho educativo remoto durante a pandemia.

Realizadas em diferentes horários para que os pais pudessem participar, nos dias 29 e 31, as reuniões foram feitas através de aplicativo de reuniões bastante utilizado no momento, o Google Meet. A cada edição até 250 pais puderam se conectar.

Desde o início da pandemia a Smece oferece aulas remotas adaptadas, num sistema que inclui a distribuição de atividades semanais elaboradas pelos professores, através de apostilas, contatos via internet e presença da equipe docente nas escolas para elaboração das aulas, eventuais atendimentos aos pais e recebimento de atividades. Nas reuniões on-line da última semana o assessor pedagógico Leandro Wendel Martins deu informações sobre o papel dos pais e responsáveis no apoio a este processo de ensino-aprendizagem durante a interrupção das aulas presenciais.

Ainda na palestra on-line, que fez parte do Projeto Família Ativa, entre outros aspectos, foi apontada a importância da devolução das atividades distribuídas pelos professores. Elas devem ser feitas pelas crianças e não pelos pais, uma vez que o professor fará as correções, dará a devolutiva e os devidos encaminhamentos ao aluno, bem como sugeridas atividades a serem desenvolvidas em casa e sobre a importância da rotina no desenvolvimento das crianças.

Formações para professores – Simultâneo ao trabalho com os pais, atividades remotas para os alunos e planejamento técnico de ações, a Smece continua com a oferta de formações para sua equipe docente. Os encontros ocorrem online e entre os temas abordados estão Inclusão, Educação Infantil e Ludicidade, Aulas Remotas em Tempos de Pandemia, Sistematização de Aulas Remotas, Pensamento Fonológico e Alfabetização - Teoria e Prática, Screen Cast (gravação de vídeos com captura de tela e câmera), Google Drive e Preenchimento de Planilhas, Google Forms, Metodologias Ativas, entre outras.

As formações são conduzidas assessores da área, integrantes da Editora Brasil Cultural, responsável pelo conteúdo das apostilas usadas na rede  municipal de ensino desde 2019.Graças ao engajamento feito desde o início da pandemia pela equipe da Smece em parceria com pais, professores, os alunos não devem perder o ano letivo, que será validado com autorização dos órgãos competentes de educação.