Comércio volta a funcionar em horário normal em Jaguariaíva, mas pode ter novas restrições se contaminação com novo coronavírus aumentar

Em virtude da diminuição dos casos de contaminação pelo novo coronavírus no município na última semana o prefeito de Jaguariaíva, José Sloboda, anunciou a flexibilização dos horários de funcionamento do comércio local a partir desta sexta (3), mantendo as regras sanitárias e de distanciamento preventivas à pandemia de Covid-19.

Até esta quinta (2), o horário de atendimento foi diminuído no comércio em geral. Supermercados, por exemplo, que registarm o maior número de aglomerações, atendiam inicialmente até às 16h e depois até 19 horas, e as lojas fechavam às 16h, conforme restrições anunciadas em 16 de junho, a partir dos decretos municipais 208/2020 (https://www.jaguariaiva.pr.gov.br/images/Publicacoes/pdfs/coronavirus/DECRETO%20N%C2%BA%20208%20-%20Nova_Regulamentacao%20horarios%20funcionamento%20comercio_COVID_minimercado%20e%20acougue_23_06_2020.pdf) e 195/2020 (https://www.jaguariaiva.pr.gov.br/images/Publicacoes/pdfs/coronavirus/DECRETO%20N%C2%BA%20195%20-%20Regulamentacao%20horarios%20funcionamento_COVID.pdf).  Final de semana, salvo as exceções, como os postos de combustível, o comércio esteve fechado para o público, incluindo os supermercados.

O novo decreto alusivo(https://www.jaguariaiva.pr.gov.br/images/Publicacoes/pdfs/coronavirus/DECRETO%20N%C2%BA%20217%20-%20Consolidacao%20horarios%20de%20atividades%20comerciais%2003%20de%20jul%202020_Covid.pdf), publicado no Diário Oficial do município na quinta-feira (2), restabelece até 19 de julho os horários  normais  de funcionamento   do  comércio em Jaguariaíva,   sendo   obrigatório   o fechamento entre as 22h e 6h, de segunda-feira a sexta-feira, e aos sábados a partir das  13h.

A exceção é para farmácias e drogarias, as quais têm regramento específico regido pela Lei Municipal número 2675/2017, serviços de alimentação, açougues, mercados, mercearias e padarias, as quais poderão funcionar inclusive aos sábados até 22h. Aos domingos podem atender somente as  farmácias  de plantão e postos de combustíveis, exceto as lojas de conveniência.

Na modalidade delivery os estabelecimentos comerciais de gênero alimentício poderão estender suas  atividades até às 23hh30,   de   segunda-feira  a domingo até  23:30h.

As indústrias em geral, a construção civil e o serviço funerário, poderão manter seus horários normais de funcionamento. Permanece proibido o funcionamento de bares, botequins, tabacarias, casas noturnas, choperias e afins.

Igrejas podem celebrar cultos ou missas somente online, sendo autorizadas ainda a fazer o atendimento individual e escalonado dos fiéis. Bancos e casas lotéricas seguem horário determinado por legislação federal.

Permanecem as restrições de circulação de maiores de 60 anos e menores de 12 anos (grupo de risco), conforme decreto 178/2020 (https://www.jaguariaiva.pr.gov.br/images/Publicacoes/pdfs/coronavirus/DECRETO%20N%C2%BA%20178%20-%20Determinacoes%20e%20restricao%20de%20circulacao%20grupo%20etario_covid%2019.pdf ).

Continua proibida ainda a aglomeração de mais de seis pessoas em quaisquer ambientes, eventos, comemorações, festas, reunião de amigos e congêneres. A multa em caso de descumprimento é de R$ 10 mil reais, a ser aplicada ao organizador do evento/reunião ou na falta de indicação deste, ao proprietário/possuidor do imóvel onde ocorrer a aglomeração.

Menos contaminação - Com as medidas restritivas que impactaram na circulação de pessoas nos últimos 15 dias e também com a atuação dos fiscais de saneamento, o número de novos infectados reduziu no período.

Foram menos de 20 novos casos no período, contra quase 40 nas últimas semanas antes das restrições de atendimento ao público no comércio. Uma paciente morreu por Covid-19 em Jaguariaíva e 61 pessoas tiveram altas por cura desde o início da pandemia. Conforme boletim da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) do dia 2, são 34 casos ativos, sendo 33 em isolamento domiciliar e um paciente internado.

Casos suspeitos são 57, dentre os quais 18 aguardam resultado de exames laboratoriais. O prefeito José Sloboda observa que embora os contágios tenham diminuído, é importante que a população continue se cuidando, respeitando as orientações de segurança sanitária contra o novo coronavírus e evitando aglomerações.