A Prefeitura de Jaguariaíva já entregou as chaves da maioria das casas do Condomínio do Idoso – Programa Viver Mais Paraná. Já são 37 os beneficiários das 40 moradias. A unidade é a primeira de 14 a serem construídas no Estado pelo Governo do Estado com o objetivo de proporcionar moradia exclusiva para idosos.

O prefeito José Sloboda (Juca) na reunião para entrega das chaves há alguns dias informou que o município é responsável pela prestação de serviços periódicos básicos no conjunto, visando o bem estar e a qualidade de vida dos idosos. Conforme ele,  estão previstos atendimentos de saúde, vigia, assistência social e atividades de convivência e lazer nos espaços reservados para esta finalidade.

Conforme o prefeito Juca, os moradores têm toda a liberdade para desfrutar do condomínio e da boa convivência no local, inclusive da horta comunitária e academia a ar livre, podendo ir e vir quando desejarem e também receber visita dos familiares.

Cada moradia pode ser usada até quando o idoso desejar, pagando uma contrapartida mensal de 15% de um salário-mínimo, o que equivale atualmente a R$ 149,70. Quando uma unidade é desocupada ela passa ao próximo idoso do cadastro habitacional do município que atender aos requisitos e editais do projeto.

Seleção - Entregue neste ano com a presença do governador Ratinho Junior, a obra foi buscada pela administração municipal, que doou o terreno e empreendeu grandes esforços para a instalação. Entre os critérios de seleção da Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná) estão a de ter idade a partir 60 anos, renda de um até seis salários mínimos, possuir cadastro positivo, não ter imóvel e morar sozinho ou com cônjuge ou companheiro.

A prioridade é para residentes em área de risco ou insalubre que tenham sido desabrigados, mulheres responsáveis pelo núcleo familiar, pessoas com deficiência, inscritos no Bolsa Família ou BPC (Benefício de Prestação Continuada), moradores em coabitação e casos de ônus excessivo de aluguel.

Mais informações sobre o Condomínio do Idoso e outros projetos habitacionais que estão em projeto para execução podem ser obtidas no Departamento de Habitação, situado na Estação Cidadã Agente Durvalino de Azevedo, centro de Jaguariaíva.

dsc_6078 dsc_6078
dsc_6092 dsc_6092