1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13

Pesquisa

Enquanto muitos municípios carecem de recursos para oferecer serviços básicos que proporcionem saúde bucal à população, Jaguariaíva tem mantido uma média alta de investimentos para que esse serviço básico seja levado a todos, inclusive na área rural.

Semanalmente 14 dentistas, juntamente com oito auxiliares da Saúde Bucal (ASB), todos devidamente concursados, atendem à população em quatro unidades na área urbana e oito unidades na zona rural, atingindo a marca de mais de 1.500 procedimentos realizados semanalmente.

São restaurações, profilaxia, exodontias, orientações preventivas, distribuição de material educativo e kits, que compõem um trabalho de atenção básica. Contudo, a gestão municipal tem feito mais, com serviços de atenção secundária e terciária. As ações especializadas incluem atendimento a pacientes com deficiência, cirurgias buco-maxilo-facial e fornecimento de próteses dentárias.

Este olhar diferenciado para a Saúde Bucal dos jaguariaivenses só foi possível graças a uma gestão comprometida que, desde 2009, vem investindo equipamentos modernos, profissionais especializados para manter a cobertura em todo município.

No entanto, há alguns anos, esta realidade era bem diferente, como conta a atual diretora do Departamento de Saúde Bucal, pertencente à Secretaria de Saúde, Caroline Stalhschmidt, que já atendia o município como odontopediatra desde 2002. “Faz 10 anos que estamos num processo de melhoria, anteriormente a 2009 as condições de trabalho eram precárias, as unidades não possuíam boas condições de estrutura física e de equipamentos, e muitas vezes, faltavam suprimentos básicos para o trabalho”, conta.

Caroline ainda relembra que, quando chegou ao município de Jaguariaíva, não havia incentivo para distribuir escovas e creme dental nas escolas, um trabalho de prevenção realizado voluntariamente por parte dos profissionais. “Como não havia interesse por parte do poder público para a compra de kits básicos para as crianças, era feito um trabalho de conscientização através de palestras e visitas nas escolas, onde muitas vezes as crianças aprendiam a escovar os dentes sem que elas tivessem a escova em casa. A realidade felizmente mudou e acredito que, se continuarmos com estes incentivos na área de saúde bucal, é possível criar uma nova cultura de prevenção, diminuindo assim, a necessidade de intervenções tardias, como exodontias, por exemplo”, projeta Caroline.

Atualmente, as unidades de saúde são equipadas com cadeira odontológica, aparelhos de ultrassom, jato de bicarbonato para profilaxia, equipamentos estes, que geralmente não estão disponíveis na rede pública de saúde. As unidades também dispõem de aparelhos de raios-X, e, em cinco locais, incluindo o Hospital Carolina Lupion, as salas são equipadas para a realização de cirurgias. Semanalmente são atendidas cerca de 450 pessoas.

O prefeito José Sloboda comemora os números alcançados e salienta que a Saúde Bucal é um direito de todos e que, em Jaguariaíva, isto não fica apenas no papel, mas é uma realidade comprovada pela população. “Hoje nossa população tanto urbana, quando do interior do município recebe atendimento médico e odontológico em seu local de moradia, um compromisso da nossa gestão que visa levar dignidade aos moradores de cada canto de Jaguariaíva”.

Hoje o município conta com atendimento odontológico de segunda a sábado. Na zona urbana, as quatro UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) oferecem atendimento todos os dias, de manhã e a tarde, sendo que, duas delas, a Dr. Domingos Cunha e a Dr. Hélio Araújo de Masi, também tem atendimento na parte da noite. Para alguns pacientes da área de atendimento da ESF - Equipe de Saúde da Família em situação de vulnerabilidade ou pessoas com deficiência, há ainda o atendimento com o consultório odontológico portátil, em domicílio.

Na zona rural, além do atendimento aos sábados, o dentista atende três bairros durante a semana. A diretora do departamento explica que é o mesmo profissional quem realiza essa cobertura na zona rural, proporcionando assim um entrosamento entre o paciente e dentista, pois o mesmo já conhece o histórico e prontuário de cada morador, facilitando o andamento de cada tratamento.

 

PROGRAMAS

Os programas ligados à Saúde Bucal criados em Jaguariaíva abrangem todos os públicos; desde 2009, foram nove, entre eles estão:

Jaguariaíva Sorriso Infantil – Programa de atendimento e prevenção das crianças das escolas municipais e CEMEI’s, atividades educativas, com distribuição de kits anualmente, além das escovações supervisionadas realizadas nas escolas.

Pré-natal Odontológico – Acompanhamento é realizado na unidade central Dr. Hélio de Araújo de Masi, onde a gestante passa por no mínimo três consultas e recebe orientações durante os três trimestres, faz os procedimentos necessários e recebe um kit de saúde bucal do bebê.

Puericultura Odontológica – Foi criado em 2014 e atende o público e 0 a 2 anos, sendo um trabalho de caráter preventivo, onde os bebês tem sua saúde bucal acompanhada através de consultas, exames da cavidade bucal, avaliação de freio lingual (língua presa), frenectomia lingual, além de orientações dadas a mãe sobre dieta e amamentação.

 

Jaguariaíva Sorridente - Um dos carros chefe da administração municipal nasceu em 2009 e até o ano de 2019 já distribuiu 3.774 próteses. Um programa aberto a toda população, mas que beneficia especialmente as pessoas que  dependem exclusivamente da saúde pública para receber tratamento odontológico. A vice-prefeita e secretária municipal da Educação, Cultura e Esportes, Alcione Lemos, relembra que este foi um dos programas que figuravam um anseio do então prefeito Otélio Renato Baroni que, em conversas com ela, expressava profundo desejo de que todos tivessem acesso a serviços odontológicos e até mesmo às próteses, que recuperam autoestima de quem por algum motivo perdeu os dentes.

Jaguariaíva Sorriso Especial – Foi criado em 2015, durante a realização de atividades lúdicas na escola São Judas Tadeu – APAE, surgiu a necessidade de que a gestão municipal, assumisse este atendimento especializado. Hoje, desde 2018 este público conta com um consultório odontológico instalado nas dependências da APAE, destinado ao atendimento de pessoas com deficiência alunos ou não da instituição. Além disso, conta também com atendimentos domiciliares realizados com um consultório portátil adquirido em 2016.

 Programa de Detecção Precoce do Câncer – Pessoas acima de 40 anos que apresentam lesões suspeitas durante a consulta odontológica são encaminhadas para a realização de biópsia, o material é encaminhado para a 3ª Regional de Saúde. Conforme o resultado o paciente é encaminhado para o tratamento e continua sendo acompanhado com visitas domiciliares pelos profissionais do município.