1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13

Pesquisa

Jaguariaíva está entre os municípios que mais investem em saúde na região. Só nos primeiros nove meses do ano foram mais de 48.297 consultas médicas realizadas, numa média de mais de 5.300 ao mês. A maioria se concentra nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). Embora o município tenha de investir 15% da arrecadação em saúde, esta aplicação já ultrapassa os 25%.

São quatro as UBS’s urbanas e oito rurais em Jaguariaíva. Nelas a atenção à saúde começa antes mesmo do cidadão nascer. É realizado acompanhamento pré-natal com as gestantes e continuidade da atenção à saúde da criança desde os primeiros dias de vida, com o atendimento de puericultura, que visa o acompanhamento do bebê até os dois anos de idade.

Para todas as idades existem os atendimentos de atenção básica. Os agendamentos são feitos por telefone e também pessoalmente na unidade mais próxima da moradia do paciente. Já os pacientes acima dos 60 anos, conforme lei municipal, contam com o atendimento dos grupos prioritários, com reserva de 20% de vagas para este público. Visando melhorar o acesso dos trabalhadores aos serviços de saúde, foi implantado na UBS Central e na UBS Dr. Domingos Cunha, o atendimento noturno até às 21 horas.

As unidades também desenvolvem atendimentos de programas voltados à prevenção de agravos entre diabéticos e hipertensos. Também ocorre nas UBS’s o atendimento para o acompanhamento e tratamento de pacientes com doenças como a hanseníase, tuberculose e outras manifestações infectocontagiosas.

Além disso são realizados atendimentos odontológicos e de enfermagem, entre outros. Com relação à Saúde da Mulher, são realizados exames preventivos do colo do útero e das mamas durante o ano todo, em todas as UBS’s, com intensificação no mês de outubro, quando existe uma Campanha de Mobilização Nacional.

Na UBS Central acontece também o Programa Jaguariaíva Sorridente, que oferece prótese dentária para pacientes desdentados total. Desde o início do Programa, em 2009 até o mês de agosto desse ano, já foram entregues 3.900 próteses.

Além dos atendimentos locais, equipes das UBS’s também prestam atendimento domiciliar para pacientes acamados e com mobilidade comprometida. O serviço abrange desde consultas médicas, procedimentos odontológicos simples até a realização de curativos, acompanhamento das famílias por agentes comunitários de saúde, entre outros.

Em UBS’s do município também estão localizadas as Salas de Vacinas, onde são realizadas as vacinações do calendário vacinal, campanhas e administração de vitamina A. Nesses locais também é possível fazer testes rápidos para detecção da sífilis, HIV e hepatites B e C.

Zona rural - Durante a semana as oito UBS da zona rural contam com atendimento técnico em enfermagem, com realização de aferição de pressão, testes de glicemia, curativos, retiradas de pontos e administração de medicamentos. Em três UBS, nos bairros da Cachoeira, Morro Azul e Lanças, ocorre também atendimento odontológico.

Obedecendo um sistema de rodízio, todos os sábados uma equipe com médico, enfermeiro, dentista e outros profissionais se desloca da cidade até os bairros para atender aos pacientes do campo, que também podem procurar atendimento na cidade quando necessitam.