Iniciou nesta semana o mês que traz consigo uma importante campanha mundialmente conhecida em prol da saúde da mulher, o “Outubro Rosa”, movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama.

A Secretaria Municipal de Saúde de Jaguariaíva, a exemplo dos anos anteriores, além das ações promovidas durante todo ano, se engaja na campanha com palestras referentes ao tema em empresas e instituições diversas, intensificação dos chamados e horários alternativos de atendimento ao público feminino.

A coleta de exames preventivos de câncer do colo de útero e exame de mamas, bem como testes rápidos para sífilis, HIV e Hepatite B e C podem ser realizados em qualquer UBS da área urbana das 8h às 17h30, e nas unidades Dr. Hélio Araújo de Masi e Dr. Domingos Cunha, até as 21h.

No sábado, dia 19, haverá atendimento especial nas unidades Dr. Hélio, Américo Faustino e Domingos Cunha das 8h às 17h, onde serão realizados a coleta do preventivo, testes rápidos e Dia D de vacinação contra o sarampo.

O município realiza, semanalmente por meio das unidades de saúde, cerca de 50 coletas de preventivo e exames de mama, procedimentos que podem salvar vidas e que estão disponíveis durante todo o ano na rede básica de saúde.