Além de moradia digna, os moradores do Condomínio do Idoso contam com espaços coletivos para serviços de saúde, lazer, convivência e fortalecimento de vínculos. Devido à pandemia, as atividades se concentram na assistência à saúde. A mais recente ocorreu na última semana, quando houve uma ação de imunização contra influenza (gripe), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS).

Os idosos foram acolhidos pela equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Domingos Cunha, localizada no bairro Santa Cecília. Na oportunidade, enfermeira e técnicas utilizaram a sala para atendimento de saúde disponível no condomínio, que hoje abriga 37 idosos. Com isso, evitou-se a aglomeração e deslocamento do grupo até a UBS mais próxima.

Jaguariaíva é a primeira cidade do Paraná a concluir o Condomínio do Idoso. A entrega ocorreu no ano passado. Desde então o município, através da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social (SHADS), faz o acompanhamento dos moradores, com apoio das demais secretarias.

Perfil – O Condomínio do Idoso tem sido exemplo para toda a região e é um dos projetos construídos em parceria com o Governo do Estado e município, mantidos hoje pela Prefeitura Municipal. “Este é um dos projetos que mantemos com muito carinho, pois a qualidade de vida e o envelhecimento saudável, com o idoso se sentindo parte de nossa sociedade, é uma das preocupações de nossa administração”, destaca a prefeita Alcione Lemos.

No condomínio, situado no Portal do Sertão, loteamento disponibilizado pela prefeitura, podem morar pessoas a partir de 60 anos, com renda de um até seis salários mínimos.

A casa pode ser usada até quando o idoso desejar, pagando uma contrapartida mensal de 15% de um salário-mínimo. É preciso ter cadastro positivo, não ter imóvel próprio e morar sozinho ou com cônjuge ou companheiro.

Quando uma unidade é desocupada ela passa ao próximo idoso que atender aos requisitos do projeto.  Interessados devem procurar a Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social (SHADS), situada na Cidade Alta.