Ocorreu em Jaguariaíva no último sábado (9), o IX Festival Cultural Deixa o Menino Jogar Jaguariaíva e Arapoti. A promoção foi do Grupo Capoeira Brasil. Além de workshop na Praça Getúlio Vargas, os participantes se reuniram na Casa da Amizade de Jaguariaíva.

O festival este ano contou com a presença de instrutores visitantes, de Curitiba, São Jose dos Pinhais, Telêmaco Borba, São Paulo e Rio de Janeiro. A grande surpresa foi a participação de Arthur Santos Dias Cruz, o Arthur Fiu, campeão em competições nacionais e internacionais do esporte, como o Campeonato Mundial da Federação de Capoeira em Baku, no Azerbaijão. No evento ele compartilhou um pouco de sua experiência e técnica.

Entre os momentos mais esperados esteve o do “batizado”, quando foi feita a entregas das cordas para elevação de graduação dos participantes. Também chamou a atenção do público a apresentação cultural de alunos de Jaguariaíva, como a puxada de rede.

O diretor de Cultura, Vinícius Schadner, representou a Secretaria Municipal de Educação, Cultuar e Esporte (Smece) no festival. Ele destacou a parceria da administração municipal com o grupo de capoeira e falou do mapeamento que está sendo realizado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) para resgate histórico e cultural envolvendo a capoeira, que é um dos maiores símbolos da identidade brasileira.

As atividades da capoeira em Jaguariaíva iniciaram a mais de 10 anos. O município oferta a modalidade para as crianças dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Primavera e Curumim, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece), que oferece os espaços para as aulas. Elas ocorrem no Ginásio Mirandinhas e Ginásio Antônio Alves Filho, atendendo também no horário noturno aos adolescentes, pais e outros interessados. Dentro dos serviços de convivência são beneficiadas cerca de 60 crianças com as aulas gratuitas.