O primeiro emprego é uma dificuldade para os mais jovens, sobretudo pela falta de experiência e qualificação. Para agir nesta questão social, a Prefeitura Municipal, através da SMECEL (Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer) mantém o Programa Jovem Aprendiz. No mês de abril 30 jovens foram inseridos no mercado de trabalho, os quais passaram por um processo seletivo da prefeitura e empresas.

Iniciaram os cursos teóricos de Auxiliar de Linha de Produção 27 alunos e Assistente Administrativo (03 alunos). Eles serão preparados para desempenhar atividades profissionais e ter capacidade de discernimento para lidar com diferentes situações no mundo do trabalho. Ao mesmo tempo o programa permite às empresas formarem mão de obra qualificada, cada vez mais necessária em um cenário econômico em permanente evolução tecnológica.

No dia 22 de abril os alunos começaram com a fase prática nas empresas parceiras. As contratantes são a BrasPine, BioPaper, Lupa Fertilizantes, Supermercado Teixeira, Valor Florestal e Arauco. Devido à pandemia, todos são maiores de 18 anos.

Criado em 2005, mas fortalecido e readequado a partir de 2009, o Jovem Aprendiz é mantido pela prefeitura, agora dentro da SMECEL e convênio com o Senai. A prefeita Alcione Lemos destaca que nesses 15 anos, aproximadamente 1.300 jovens e adolescentes passaram pelo programa, e desses, 950 concluíram a primeira experiência profissional com sucesso.