Em Jaguariaíva, a rede municipal de educação distribuirá alimentos não-perecíveis e perecíveis da merenda escolar para alunos mais vulneráveis durante a pandemia. O programa se chama “Merenda Solidária” e tem o objetivo de atender com mais de 960 cestas básicas mensais às famílias de alunos das unidades de ensino municipais durante as aulas remotas.

Sempre preocupada com as questões sociais e buscando o melhor para os alunos da rede municipal, a prefeita Alcione Lemos, destaca que o Programa Merenda Solidária beneficiará todos os alunos, da cidade e zona rural, inscritos no Programa Bolsa Família (CAD-Único). Ela informa que, além de itens básicos como arroz, feijão, óleo, macarrão, açúcar, biscoitos, leite em pó e outros, a prefeitura, através da SMECEL (Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer), incluiu no kit frutas e verduras frescas e um tipo de carne. Os recursos para a compra são próprios do município e também do PNAE (programa Nacional de Alimentação Escolar).

Para ser beneficiado é importante que as famílias inscritas no Programa Bolsa Família estejam com seu cadastro atualizado na Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social e na secretaria de sua escola ou cemei. Também é necessário estar em dia com a retirada e entrega das atividades de aulas remotas da turma.

A secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Erla de Mello, relata que a administração municipal, por meio do setor de Merenda Escolar da SMECEL, está preparando com muito carinho os mais de 900 kits de alimentos, para encaminhamento às famílias nos próximos dias.

“Sabemos que a merenda é uma das fontes de alimentação de nossos alunos e, neste período em que as escolas estão paralisadas, isso ficou prejudicado por conta do isolamento social. Com o projeto, nos colocamos como parceiros e ajudamos nossos alunos que realmente precisam”, diz. Ela ressalta que a retirada das cestas será feita junto com a entrega dos materiais das aulas remotas, conforme cronograma de cada instituição de ensino da rede. “No dia do recebimento todos devem seguir os protocolos sanitários contra a Covid-19, e principalmente, evitar aglomerações”, orienta.