A Prefeitura de Jaguariaíva, através da Secretaria de Finanças e Planejamento (SEFIP), está com um canal aberto na internet para encaminhamento de sugestões no Orçamento Participativo. Através do site da Prefeitura Municipal de Jaguariaíva, link “Orçamento Participativo”, qualquer munícipe pode sugerir diretrizes para o Plano Plurianual (PPA) 2022/2025.

Devido à pandemia, nesta edição de promoção do Orçamento Participativo, as audiências presenciais não poderão ser feitas. O cidadão, contudo, pode sugerir obras, solicitar investimentos e serviços necessários em seu bairro ou em determinado ponto da cidade.

As propostas serão discutidas e viabilizadas no Orçamento Público nos próximos anos. Elas podem constar no PPA, que é um plano com diretrizes, objetivos e metas para o desenvolvimento das ações do município.

Elaborado a cada quatro anos, no PPA ficam registradas as ações públicas a serem realizadas nos próximos anos, em todas as áreas de atuação do município, tendo vigência de quatro anos e expressando a visão estratégica da gestão pública municipal. As sugestões para o documento devem ser encaminhadas até o dia 24 de junho.

Com base em dados da participação on-line do cidadão também serão elaboradas a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA), onde ficam definidos os valores a serem gastos em cada ação proposta. Elas serão editadas pelo Poder Executivo, depois que o PPA do exercício entre 2022 e 2025 for aprovado pelo Poder Legislativo do Município. Para fazer sua indicação de melhoria para a cidade o cidadão deve clicar no link.