Prefeitura Mun. de Jaguariaíva - Jaguariaíva lança projeto de recuperação do solo e recursos hídricos no bairro Gentio

O município de Jaguariaíva, em parceria com agricultores e Governo do Estado, lançou no dia 5 um programa que vai promover ações de preservação do solo e recursos hídricos, para evitar as erosões e a contaminação de microbacias em 26 propriedades rurais. A Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab) e Emater estão envolvidos no programa, que em Jaguariaíva vai ocorrer no bairro Gentio.

Segundo o prefeito de Jaguariaíva, José Sloboda, serão investidos cerca de R$156 mil no projeto. Os trabalhos incluem correção do solo com calcário e superfosfato, proteção de nascentes, com obras para isolamento de detritos que podem contaminar a água. Entre elas instalação de cercas de proteção no entorno da nascente, instalação de caixas d’água e construção de fossas sépticas nas propriedades.

Os trabalhos serão diferentes em cada propriedade, dependendo do grau de degradação de cada nascente e solo. A prefeitura entregará aos proprietários rurais os materiais necessários. Já a mão-de-obra é de responsabilidade do proprietário, que contará com treinamentos e orientação técnica gratuita da Emater e prefeitura para a execução.

Conforme dados do projeto, a recuperação dos recursos hídricos contemplará 26 propriedades rurais do bairro Gentio, contudo os resultados positivos devem refletir a mais 38, que usufruirão indiretamente da recuperação realizada naquelas primeiras 26 propriedades. O lançamento do programa em Jaguariaíva ocorreu no último sábado (5), durante a entrega oficial da reforma da escola do bairro Gentio. O prefeito José Sloboda informa que a implantação do programa em Jaguariaíva ocorreu com o apoio parlamentar dos deputados Plauto Miró e Pedro Lupion.