Prefeitura Mun. de Jaguariaíva - Jaguariaíva sedia com sucesso 2º Encontro Descentralizado do COGEMAS-PR

Jaguariaíva sedia com sucesso 2º Encontro Descentralizado do COGEMAS-PR

Mais de 300 pessoas participaram na segunda-feira (16) em Jaguariaíva do 2º Encontro Descentralizado do Cogemas-Pr (Colegiado de Gestores Municipais da Assistência Social do Estado do Paraná). O evento ocorreu no Cine Teatro Valéria Luercy e ofereceu duas palestras técnicas.

A secretária de Desenvolvimento Social, Cleia Sloboda, e o prefeito municipal, José Sloboda, recepcionaram os presentes. Na abertura o prefeito José Sloboda saudou a todos, destacando a presença de representantes de mais de 60 municípios do Estado do Paraná, que aqueceram o movimento de hotéis e o comércio local e, principalmente, enriqueceram o debate e a troca de experiências na área.

“Esta participação mostra o comprometimento de vocês em vencer os desafios no desenvolvimento de políticas públicas para o  desenvolvimento social”, disse. O prefeito valorizou ainda a dedicação e o carinho que os profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) tiveram na organização do encontro, bem como a atuação do município com iniciativas de proteção e transformação social nos cenários de vulnerabilidade. “Temos aqui um trabalho que nos orgulha”, concluiu.

Foram duas as palestras. Uma foi sobre gestão financeira, com a assessora financeira do grupo orçamentário e financeiro (GOFS), da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social (SEDS), Marcela Evangelista. Depois foi apresentado o Sistema Fundo a Fundo (SIFF), pela técnica Louise Ronconi de Nazareno, articuladora da Equipe Multisetorial de Acompanhamento do Cofinanciamento Estadual Fundo a Fundo, no Projeto do Sistema Fundo a Fundo da SEDS.

O presidente do Cogemas, José Roberto Zanchi, destacou a importância da capacitação focada na prestação de contas e no uso correto dos recursos públicos. “Executar bem também é fazer uma boa prestação de contas”, observou. Ele pontuou ainda que o apoio da administração municipal na realização das propostas, bem como a fiscalização pelo poder legislativo e o exercício do controle social são fundamentais para o sucesso das atuações na área. Observando a presença de vários secretários municipais, Zanchi destacou a relevância das ações integradas.

Com o evento houve espaço para busca de respostas sobre vários questionamentos técnicos. A chefe do Escritório Regional de Ponta Grossa da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Luciana Franco Silvestre, na oportunidade destacou a necessidade de debate sobre as questões orçamentárias para avanço nas metas estabelecidas. “A questão de planejamentos e a garantia de orçamentos, bem como a prestação de contas são importantes para a efetivação das ações que visam garantir os direitos socioassistenciais”, disse.

Finalizando ocorreram discussões de assuntos gerais, com foco no Encontro Nacional do Congemas e informes da 165ª reunião da CIT. O evento contou ainda com apresentação musical de crianças participantes de grupos de convivência e amostra de peças de artesanato feitas por participantes de grupos de usuários dos CRAS (Centros de Referência em Assistência Social) dos bairros Primavera e Pedrinha.

dscn7607
dscn7607 dscn7607