Prefeitura Mun. de Jaguariaíva - Atividades especiais estão programadas para comemoração do Dia Internacional da Mulher

A Prefeitura Municipal de Jaguariaíva, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), realiza no dia 8 de março atividades especiais em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

A programação inicia às 14h, com mobilização na Praça Getúlio Vargas, com posterior passeata alusiva na Avenida Antônio Cunha. Às 15h30, no Clube Recreativo Municipal, o evento continua, com uma confraternização entre as mulheres.

Acompanhamento – Além de homenagear as mulheres, o Dia da Mulher também é uma data para os casos de violências contra mulheres. Para ajudá-las, o município de Jaguariaíva conta com o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). O local oferece acompanhamento psicossocial e jurídico àquelas em situação de risco social e que passam por violência doméstica.

Segundo registros do CREAS, é difícil perceber um caso de violência doméstica porque a maioria acontece dentro do seio familiar. “Como a violência doméstica contra a mulher pode se manifestar de várias formas – física, sexual, psicológica e emocional – e com diferentes graus de severidade, cada caso é analisado individualmente. Após o estudo de caso, as mulheres recebem os encaminhamentos necessários, especialmente nas áreas de acompanhamento psicológico, assistência social e direito”, informa a coordenadora da unidade, Zenaide de Azevedo Fanha. Segundo ela, o atendimento especializado e o acompanhamento dessas vítimas são fatores primordiais para a resolução legal dos casos e, principalmente, para o resgate da dignidade das mulheres agredidas.

“A equipe trabalha na orientação e apoio para que as mulheres possam superar a situação em que elas se encontram”, acrescenta Zenaide. Ela alerta às mulheres que estiverem vivenciando ou sabendo de casos de violência contra a mulher a procurem ajuda no CREAS. “Violência contra mulher é crime. Está na Lei. Denuncie. Busque ajuda”, destaca. O CREAS está localizado na Rua Capivari, 384 (próximo ao Hospital Carolina Lupion). Mais informações podem ser obtidas no telefone: (43) 3535-4508.