Prefeitura Mun. de Jaguariaíva - Pacientes de Jaguariaíva concluem tratamento odontológico com implantes dentários pelo SUS

Mais de trinta pacientes do serviço de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde do município de Jaguariaíva concluíram seu tratamento de implantodontia neste mês. O atendimento, que incluiu a colocação de prótese sobre implantes, foi gratuito, e realizado em parceria com o Centro de Especialidades Odontológicas - CEO da Autarquia Municipal de Apucarana, que tem estrutura modelo na área.

O programa iniciou em novembro do ano passado. Na ocasião uma equipe do CEO-Apucarana esteve no município para triagem prévia. “Foram cerca de 80 pacientes avaliados, tendo sido selecionados como aptos a receber o implante 60 pacientes, os quais passaram por cirurgia de implante entre os dias 9 e 10 de novembro de 2017 e no dia 8 de dezembro de 2017”, relata a diretora de Saúde Bucal e também dentista do município, Caroline de Azevedo Fanha Stalhschmidt.

A seleção dos primeiros beneficiados seguiu a lista de espera por próteses inferiores do Programa Jaguariaíva Sorridente. Além de zerar a demanda, foi ainda realizada busca ativa entre trabalhadores da cooperativa de reciclagem e Departamento de Utilidade Pública.

Entre os casos exclusos do tratamento estiveram aqueles com necessidade de enxerto ósseo ou ainda os que necessitavam de muitas restaurações dentárias antes de receber o implante.

Os pacientes encaminhados à Apucarana contam com o transporte de saúde gratuito da Secretaria Municipal de Saúde. Entre os 60 que já fizeram a cirurgia de implante, 33 concluíram o tratamento, tendo recebido suas reabilitações protéticas (unitárias ou totais) no último dia 10. “Os outros 27 pacientes estão em outras fases de procedimentos, como moldagem e ajustes das peças protéticas, com previsão de retornos até a sua conclusão”, informa a diretora Caroline. Ela comemora a realização desse atendimento, que devolveu a muitas pessoas o prazer de sorrir. “Esperamos que a iniciativa do Governo Federal e da Autarquia Municipal de Apucarana permaneça e nos possibilite continuar em parceria, encaminhando novos pacientes para realização dos procedimentos de implante odontológico”, conclui.

Brasil Sorridente - O atendimento realizado pelo setor de odontologia da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana é financiado pelo Governo Federal, através do Programa Brasil Sorridente. Criado em 2004, o programa faz parte da Política Nacional de Saúde Bucal e prevê uma série de ações para facilitar e ampliar o acesso da população ao tratamento odontológico gratuito por meio do SUS. O tratamento leva em torno de cinco a seis meses para ser concluído e, antes de iniciá-lo, as pessoas recebem informações da equipe sobre como serão feitos os procedimentos.