1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13

Pesquisa

Com mais de 20 toneladas de lixo coletadas e mais de 10 mil quilos de frutas, verduras e legumes distribuídos em apenas três semanas, programa já se tornou referência na região

Com menos de um mês de sua implantação em Jaguariaíva, o programa Feira Verde tem conquistado a população local e também atraído a atenção da região.

Na última semana, dois municípios enviaram representantes para conhecer a organização, estrutura e funcionamento do programa Feira Verde, projetado pelas secretarias de Desenvolvimento Social, Agropecuária e Meio Ambiente, Comunicação Social e Gabinete.

Durante as visitas a Jaguariaíva, gestores de Wenceslau Braz e Arapoti se mostraram interessados em adotar o programa em seus municípios, após vivenciarem os visíveis benefícios para o município, alcançados pela forma de troca implantada em Jaguariaíva.

Com cerca de 20 toneladas de lixo coletadas e mais de 10 mil quilos de frutas, verduras e legumes distribuídos em apenas três semanas, o programa atingiu seu objetivo, difundiu a coleta seletiva, ao passo em que promoveu a retirada do lixo das ruas. O diferencial é oferecer uma contrapartida aos moradores, o recebimento de alimentos saudáveis, em sua grande parte, comprados de pequenos agricultores locais.

Na quinta-feira, dia 4, o prefeito Juca Sloboda, a primeira dama e secretária de Desenvolvimento Social Cleia Sloboda, juntamente com a diretora de Gestão Técnica Marília Rodrigues, receberam o secretário de Agricultura de Arapoti Edilson Corsini, também o secretário do Meio Ambiente Reginaldo Felisbino, o técnico agrícola Flávio Pontes e a chefe de divisão Pecuária Ana Carolina Neves.

De acordo com o secretário Edilson Corsini, desde o lançamento do programa Feira Verde, houve interesse em implantar o mesmo modelo em Arapoti, visto os inúmeros benefícios sociais, ambientais e econômicos. “Nós vimos no programa Feira Verde, lançado por Jaguariaíva, uma medida eficiente para retirar o lixo das ruas e dos quintais, enquanto a população recebe uma contrapartida, neste caso, alimentos saudáveis que saem direto do pequeno produtor, outro beneficiado com o incentivo a sua atividade familiar”, pontuou Corsini.

Cleia Sloboda afirma que, apesar do programa já ser uma realidade em grandes cidades, o sucesso do “Feira Verde” em Jaguariaíva mostra que em municípios menores esse modelo de gestão ambiental e social também pode ser uma realidade.

Na sexta-feira, dia 5, Sloboda recebeu o vereador Paulo Henrique Lima de Wenceslau Braz, juntamente com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente Antônio Neto, o agrônomo da Emater Felipe Youssef Abboud, o pregoeiro e coordenador de gestão Fabio Rosa, o chefe de divisão do Meio Ambiente Vinicius Barbosa, o presidente da Asagrifa (Associação dos Agricultores Familiares do Norte Pioneiro) Elton Sabater, o técnico agrícola Bruno Ferreira e o presidente da Apres (Associação Dos Profissionais De Reciclagem De Wenceslau Braz) Luiz Marceli.

Durante as visitas, o grupo também pôde conhecer o almoxarifado, onde ficam armazenados os alimentos, criteriosamente selecionados, também os pontos de troca e a forma como é realizada a medição e estipulada a equivalência de cada material reciclável ou inservível.

Com o “Feira Verde”, Jaguariaíva se tornou referência regional em responsabilidade socioambiental, prova de que é possível a um município de pequeno porte desenvolver projetos que atendem a interesses da população e também da preservação da natureza.

 

visita arapoti
visita arapoti visita arapoti
visita arapoti ...
visita arapoti 2 visita arapoti 2
visita arapoti ...
visita arapoti 3 visita arapoti 3
visita wencesla...
visita wenceslau braz visita wenceslau braz
visita wencesla...
visita wenceslau braz 2 visita wenceslau braz 2