Prefeitura Mun. de Jaguariaíva - Parque Estadual do Cerrado

Parque Estadual do Cerrado

O Parque Estadual do Cerrado foi criado pelo Governo do Estado através do Decreto 1232, de 27 de março de 1992 com área de 420,4 hectares. Em 2007, pelo decreto 1527 de 02 de outubro, o parque foi ampliado, culminando com 1830,4 hectares, abrangendo inclusive terras do município de Sengés.

O objetivo desta Unidade de Conservação Estadual é de preservar a flora e fauna típicas deste cerrado que é um dos últimos remanescentes dessa vegetação no sul do país. O Parque apresenta características naturais de relevante valor ecológico e paisagístico além de exercer a função de preservação e conservação dos ecossistemas, garantindo a perpetuação das espécies, o desenvolvimento de pesquisas científicas, educação ambiental e turismo nestas áreas naturais.

O parque representa o marco meridional do Cerrado do sul do Brasil, e abriga inúmeras variedades da flora e fauna brasileira. É habitat natural de inúmeras espécies como: lobo-guará, veado, gralha do cerrado, gavião de casaca e coruja branca. Aparentemente é um cenário árido, de árvores retorcidas e sem vida, mas durante uma visita ao Parque se descobre um local de rara beleza, de flores exuberantes e de grande riqueza biológica, fatores de garantem serem o cerrado, a savana de maior diversidade do mundo.

O Canyon do Rio Jaguariaíva está inserido na área do Parque, sendo mais um importante atrativo para o turista que aprecia cenários naturais como este, de rara beleza.


Localização: Bairro Pesqueiro – acesso pela PR 092.

Distância a partir do centro da cidade: 12 km

Visitação: Agendadas com o IAP: (41) 3213-3819 / (41) 3213-3462

{gallery}parquedocerrado{/gallery}


 

e-max.it: your social media marketing partner