Jaguariaíva será representada no Projeto Contos e Lendas dos Campos Gerais com as lendas “A Procissão das Almas” e a “Santa do Paredão”. Na última sexta-feira (3), a Rede Massa de Televisão e equipe da AMCG (Associação dos Municípios dos Campos Gerais) estiveram na cidade para gravar a encenação da lenda da Procissão das Almas, escolhida para veiculação pela facilidade de logística.

O projeto cultural é da AMCG e envolve as cidades no resgate de contos e lendas locais. Em Jaguariaíva, assim como em outros municípios, a seleção das principais ocorreu após rodas de conversa intergeracionais.

As rodas de conversa foram promovidas pelo Departamento Municipal de Cultura da Secretaria Municipal de Educação (Smece), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

A encenação, que contará na TV a lenda jaguariaivense, também ocorreu em parceria com a Sedes, que convidou um elenco de senhoras dos Grupos da Melhor Idade para atuarem. Elas figuraram como as “Almas” que levam para além àquele que se atreve a adentrar na sobrenatural procissão de senhoras que vagam a noite pela Cidade Alta.

Segundo o diretor do Departamento de Cultura, Vinicius Schadner, a lenda ou causo da Procissão das Almas consta no livro ‘300 Causos de Jaguariaíva’, dos autores George Abrão e Rafael Pomim, e relatada pelo saudoso ex-prefeito Silas Gerson Ayres. “É muito conhecida e contada por moradores da cidade, em especial Cidade Alta, onde as cenas do documentário foram gravadas”, conta. Schadner também foi um dos atores comunitários na filmagem.

De acordo com a programação do projeto, junto com o envolvimento da comunidade e dos programas de TV, o 'Contos e Lendas dos Campos Gerais’ contará com uma publicação de livros e escolha de um mascote regional.