A rede municipal de ensino está participando da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) 2019, na categoria poema. Na sua 6ª Edição a Olimpíada tem como tema “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.

Na última terça-feira, 27 de agosto, a comissão julgadora da etapa municipal reuniu-se nas dependências da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SMECE), para a avaliação dos poemas inscritos e seleção daquele que irá participar da etapa estadual.

A SMECE convidou cinco munícipes para compor a comissão julgadora, sendo eles o historiador e membro da Academia de Letras dos Campos Gerais, Rafael Pomim; o diretor do Departamento de Cultura, Vinicius Schadner; a coordenadora do Polo UAB, Daniele Micalowski; a jornalista da Secretaria Municipal de Comunicação Social (SECOM), Mariana Abrão Costa; e a assessora pedagógica da SMECE, Prescila Matioski.

Comissão julgadora da etapa municipal da OLP: Vinicius Schadner, Daniele Micalowski, Rafael Pomim, Mariana Abrão Costa e Prescila Matioski

Os nove poemas avaliados pela comissão julgadora municipal, foram selecionados na etapa escolar, onde cada escola organizou sua comissão julgadora com membros da escola e comunidade para seleção do poema vencedor. Os alunos dos 5º anos das escolas urbanas e rurais com regência de seus professores desenvolveram oficinas trabalhando uma metodologia que aborda conceitos curriculares previstos no ensino da língua portuguesa, em consonância com a BNCC, utilizando o material de apoio disponibilizado da Coleção da Olímpiada/Cadernos Virtuais.

O poema classificado para a etapa estadual foi da aluna Jenifer de Almeida Marins, com título de “O Lugar Onde Vivo!”, sob regência da professora Biara Nadine Moreira Ferraz, da Escola Municipal Prefeito Aristides Soares.

Texto: “O Lugar Onde Vivo!”,

O lugar onde vivo
É um lugar especial,
Cheio de vida e
Coisas e tal.

Tem rios para esportes,
Trilhas para explorar,
Cachoeiras parecem véu de noiva brilhando,
Na luz do luar.

Jaguariaíva tem filhos ilustres,
Mary Camargo é uma delas,
que ajuda a enriquecer este chão
Com poesias tão belas.

Francisco Matarazzo,
Por essa terra se apaixonou,
de agricultor italiano
A dono de frigorífico, que aqui fundou.

Quero a ti agradecer, por aqui me receber,
Fazer minha vida
Nesse lugar acontecer.
Tenho por ti Jaguariaíva,
Imensa gratidão,
Vou carregar seu nome comigo,
Com grande orgulho e emoção.

A OLP - A Olímpiada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos com iniciativa do Ministério Público e do Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), integrando ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro. Nesta edição a OLP homenageia a premiada escritora mineira Conceição Evaristo.