Prefeitura Mun. de Jaguariaíva - Prefeitura entrega mais de R$6,5 milhões em obras neste Natal

Prefeitura entrega mais de R$6,5 milhões em obras neste Natal

A Prefeitura de Jaguariaíva entregou nesta semana de celebração do Natal uma série de obras e investimentos à população.  Elas somam mais de R$6,5 milhões em recursos.

Segundo o prefeito José Sloboda (Juca), cerca de 90% dos recursos empregados chegaram graças ao trabalho de captação junto aos governos estadual e federal. Em setembro, no aniversário do município, um pacote de mais de R$9 milhões em obras concluídas já tinha sido entregue oficialmente. Para o ano de 2019 já existe uma vasta lista de obras para iniciar, acrescenta. “São várias as obras em que estamos trabalhando para melhorar nossa Jaguariaíva, contando com a Câmara de Vereadores, governos Estadual e Federal, uma equipe comprometida  e também com o apoio da nossa população”, relata o prefeito Juca.

Parques e veículos - Durante as festividades do evento “Natal para Todos” dia 19, na Estação Cidadã, a população recebeu sete parques infantis, novos veículos e máquinas, sendo quatro automóveis, uma motocicleta, uma caminhonete, um microônibus, um conjunto coletor reciclável, uma retroescavadeira e uma pá-carregadeira. Estes investimentos ultrapassaram R$1,5 milhão.

Foram três as entregas realizadas na quarta, dia 20. A canalização do Córrego Santa Cecília, obra de mais de R$1,5 milhão, foi uma delas. Moradores da vizinhança agradeceram em público a administração municipal, visto que a canalização era uma intervenção necessária, principalmente para socorrer terrenos destruídos pela erosão.

O prefeito Juca contou que nesta obra houve muitas dificuldades vencidas, tanto documentais como de acesso ao local dos serviços no canal. Um dos problemas neste projeto foi a necessidade de realizar outro processo licitatório, visto que a primeira empresa vencedora do certame não executou o trabalho.

Aos moradores do entorno o prefeito Juca anunciou a continuidade da canalização em outros trechos e a pavimentação de ruas nas proximidades. O diretor-presidente do Samae, Reginaldo Cheirubin, falou na ocasião da importância de não jogar esgoto, entulho e lixo no córrego. Relatou que, nos últimos dias, mais 31 ligações de esgoto foram feitas nos arredores, melhorando a qualidade de vida dos moradores e as condições sanitárias.

Esporte e lazer - Outra entrega oficial foi a da Mini-Arena (Parque esportivo do Programa “Paraná Mais Esporte”) no Parque Beira Rio. Com investimento de R$430 mil, a mini-arena conta também com pista de skate. O município deu contrapartida com a terraplanagem, aplicação de camadas asfáltica e de pedra brita. A nova estrutura complementa a área de esporte e recreação do Parque Beira Rio, que já conta com pista de caminhada, academia ao ar livre, parque infantil, campo de areia e área verde.

O secretário estadual de Esporte e Turismo, João Barbiero, esteve presente nesta entrega. Ele também deixou para escolas, projetos e Instituto Federal do Paraná 36 kits esportivos, contendo bolas, meias, uniformes e outros materiais para o esporte. Crianças receberam certificados de “Embaixadores do Esporte”. Barbiero explicou que cada uma deveria agir como agente incentivador da prática esportiva entre os colegas. Ele enalteceu o empenho da administração municipal em lutar por benefícios para o município, sempre buscando proximidade com os governos estadual e federal para conquista de recursos.

Mobilidade urbana – Duplicação, recape asfáltico e reforma das estruturas existentes da ponte de concreto, no acesso à Cidade Alta, foram entregues também na tarde do dia 20.  A obra, com investimento de mais de R$1.750 milhão, foi executada com recursos economizados e devolvidos pela Câmara Municipal. Na ocasião, o vereador presidente da Câmara, Adilson Passos Felix, valorizou o trabalho realizado, que simboliza a boa aplicação do dinheiro público.

A secretária de Educação, Cultura e Esporte e vice-prefeita, Alcione Lemos, esteve junto com o prefeito Juca em todas as entregas oficiais da semana. Ela destacou a ousadia do projeto e os benefícios que ele traz, como as melhorias no trânsito e visual da cidade. “Obras como esta são exemplos de que a administração municipal está buscando sempre o melhor para todos em Jaguariaíva”, observou.

Em homenagem ao ilustre cidadão e professor Antonio Lopez Fernandez, a ponte revitalizada recebeu seu nome. Família e amigos do “Professor Lopez”, prestigiaram a entrega oficial e mostraram-se agradecidos e honrados.

Cidades Digitais – Fechando o cronograma de entregas de obras e benefícios neste final de ano, foi realizada na Prefeitura Municipal a entrega das instalações da rede de fibra óptica do Projeto Cidades Digitais. O secretário de Administração e Recursos Humanos, Hissashi Umezu, que coordenou o projeto, de mais de R$1.547 milhão, disse que a estrutura de quase 17 quilômetros de fibra óptica vai possibilitar a interação do cidadão com a administração e viabilizar projetos de vigilância pública e pontos de internet aberta.

O deputado federal Sandro Alex, que fez o trabalho parlamentar para concretização do projeto, esteve na entrega do Programa Cidades Digitais. Junto ao prefeito Juca, ele atuou em Brasília para que o processo, que estava paralisado no Governo Federal, fosse retomado e assim os recursos fossem liberados para Jaguariaíva.

O deputado Sandro Alex, que assumirá a Secretaria de Infraestrutura e Logística no governo do Estado, junto ao novo governador Ratinho Junior, também entregou simbolicamente várias emendas de sua autoria, entre elas uma de R$650 mil para a manutenção de serviços de saúde e outra de R$250 mil para o Hospital Carolina Lupion. Fez votos de um excelente ano e disse que as portas estão abertas para os projetos em prol da população de Jaguariaíva.

dscn9129
dscn9129 dscn9129