Prefeitura Mun. de Jaguariaíva - Jaguariaíva recebe governadora do Paraná e registra mais de R$95 milhões em novos investimentos

Esteve em Jaguariaíva na sexta-feira (18) a nova governadora do Estado do Paraná, Cida Borghetti, e comitiva do Governo do Estado. Na ocasião houve anúncio de novos investimentos públicos de mais de R$95 milhões para Jaguariaíva, sendo eles municipais, estaduais e federais.

A governadora e o prefeito José Sloboda assinaram convênios e ordens de serviço para diversas secretarias municipais e também entregaram à população recursos como equipamentos, ônibus, van e outros veículos, motoniveladora e outras máquinas, verbas de custeio de serviços de saúde, instalação de parques infantis em espaços públicos, autorizações de reforma de colégios estaduais, pavimentação nas Casinhas Brancas e outros trechos.

Em meio às obras confirmadas estão 558 casas populares no Loteamento Portal do Sertão, com processo já iniciado, e o projeto de moradia de interesse social voltado ao idoso, o Cidade Madura.

Ainda na área de habitação foi dada ordem de serviço para regularização fundiária, amparando 929 família que ocupam  imóveis e não tem documento legal de propriedade. Foram entregues ainda as chaves de nova casa para 29 pequenos agricultores via PNHR (Programa Nacional de Habitação Rural).

O ex-governador Beto Richa, presente no ato, comentou a viabilização dos conjuntos habitacionais, casas rurais e regularização fundiária. “São casas descentes que garantem uma vida mais digna a centenas de famílias aqui de Jaguariaíva”, disse.

Uma nova sede para o Corpo de Bombeiros de Jaguariaíva, que atende também os municípios vizinhos de Sengés e Arapoti, foi anunciada. O investimento previsto é de R$ 1,4 milhão na nova estrutura, que terá 427 metros quadrados de área.

Benefícios para a região - Prefeitos dos Campos Gerais compareceram na cerimônia de integração com a governadora, deputados e secretariado. Para eles, incluindo Jaguariaíva, a governadora Cida Borghetti entregou kits de material esportivo. Bolas, redes, uniformes, luvas, entre outros itens fazem parte do investimento, orçado em mais de R$5 mil.

No encontro o prefeito José Sloboda agradeceu o apoio do Governo do Estado na consolidação de projetos em prol da melhoria da vida da população e desenvolvimento do município. Também se manifestou no sentido de levar reivindicações em benefício de Jaguariaíva e região.

Sloboda, que é também presidente da Associação dos municípios dos Campos Gerais (AMCG), pediu apoio do Estado para consolidação do trabalho do Consórcio Intermunicipal de Saúde para pleno funcionamento do Serviço Móvel de Urgência (CimSamu). Solicitou a instalação de uma companhia da Polícia Militar em Castro, com aumento do efetivo de 90 para 240 policiais no atendimento de seis municípios da região, sendo eles Jaguariaíva, Arapoti, Sengés, Carambeí, Castro e Piraí do Sul.

Entre os grandes anseios regionais levados ao conhecimento da governadora por Sloboda também foi a duplicação da PR-092, que liga Jaguariaíva a Santo Antônio da Platina. Este último pedido foi atendido de pronto por ela, que anunciou a destinação de R$90 milhões para melhoria inicial deste trecho, levando mais segurança e conforto aos motoristas.

“É com satisfação que anunciamos a tão esperada recuperação da PR-092. A primeira etapa já autorizamos ontem e será para organizar a estrada e preparar para a tão sonhada e esperada duplicação desta rodovia. Só depois dessa recuperação será possível fazer a duplicação” , anunciou a governadora.  Serão melhorados os 120 quilômetros da rodovia.

AMCG – Pela manhã, antes da cerimônia aberta na Praça Getúlio Vargas, o  prefeito José Sloboda recepcionou prefeitos da região no Cine Teatro Municipal Valéria Luercy, onde ocorreu reunião da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG). Depois houve almoço com a governadora e comitiva de deputados e secretários de governo.

A integração foi rápida devido à extensa agenda de compromissos de Cida Borghetti neste dia, contudo abriu espaço para os prefeitos e seus representantes iniciarem conversas com a equipe de governo sobre parcerias para projetos em seus municípios.

Antes do almoço, durante ato da AMCG, prefeitos da associação foram preparados pelo consultor da Confederação Nacional dos Municípios (CNN), Joarez Lima Henrichs. Ele falou da pauta da XXI Marcha dos Prefeitos em Defesa dos Municípios, na capital federal. O prefeito José Sloboda, que já está em Brasília, neste evento, se unirá a outros municípios para fortalecimento na luta pela mudança e compensação das perdas com a Lei Kandir.

Outras questões defendidas na marcha será a atualização na lei de licitações, alterando de R$8 mil para R$150 mil o valor de contratações na modalidade de dispensa, e a redistribuição de recursos previstos na Lei dos Royaties.

Presenças - Participaram da visita da governadora a Jaguariaíva o ex-governador Beto Richa; a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Cleia Valenga; a vice-prefeita de Jaguariaíva, Alcione Lemos; os deputados federais Sandro Alex e Alex Canziani; os deputados estaduais Pedro Lupion, Plauto Miró Guimarães, Alexandre Curi e Nelson Justus; os secretários da Infraestrutura e Logística, Abelardo Lupion, e do Esporte e Turismo, João Barbiero; o coordenador regional do Governo do Paraná na região dos Campos Gerais, Pietro Arnaud; o presidente da Cohapar, Nelson Cordeiro Justus; chefe do Núcleo Regional de educação, Neli Couto Ribeiro Saliba Costa; o Comandante da SGB de Bombeiros de Telêmaco Borba, Eduardo Slomp Aguiar; o comandante da 3ª SB de Bombeiros de Jaguariaíva, Paulo Sérgio Gualdezi; o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Adriano Resende; a diretora do colégio estadual Nilo Peçanha, Graciane Cava Guimarães; a diretora do colégio estadual José de Anchieta, Valquíria Maria Rausis Mileski, vereadores e secretários municipais de Jaguariaíva.