Publicação Original: 19/08/2009

Com grandes expectativas, o município de Jaguariaíva recebeu na última sexta-feira, 31, de Julho, a visita de técnicos da Fundação Nacional de Saúde, Funasa, objetivando a retomada da parceria interrompida a mais de oito anos entre a Fundação e a Prefeitura, através do Samae, na área de saneamento básico.

Foram dois dias de visitas nos bairros da área urbana e rural para que fossem feitos os primeiros levantamentos das necessidades na área de água e esgoto no município. As avaliações preliminares, feitas pelos engenheiros Sadi Coutinho Filho, Chefe da Divisão de Engenharia e Coordenação da Funasa no Paraná e Hélio Sanfelice, da Divisão de Engenharia Regional da Funasa, em Curitiba, juntamente com o Diretor Presidente do Samae, Demerval Ziemmer Batista da Cruz, foram bastante positivas. A reaproximação com a Funasa teve início logo nas primeiras semanas da atual gestão, por iniciativa do prefeito Otélio Renato Baroni através do bom trânsito que possui junto ao Governo Federal, culminando com a visita que aponta para excelentes indícios para a efetivação da retomada da cooperação técnica entre Prefeitura e Fundação, que já se colocou à disposição da municipalidade.

Durante a visita foram feitos os primeiros levantamentos e, segundo avaliação do engenheiro da Funasa, Sadi Coutinho Filho, a parte “água” é considerada positiva e na parte “esgoto” ainda será necessária complementação de dados e orçamento. “Precisamos levantar dados, preparar orçamento e encaminhar o diagnóstico para nossa Presidência, em Brasília, para que possamos conseguir recursos oriundos do PAC para a conclusão do projeto do sistema de esgotamento sanitário em Jaguariaíva, ainda para este ano, e dar sequência ao trabalho”, explicou Sadi. “Nosso município merece esse pequeno PAC, com recursos na ordem de R$ 7 milhões para investimentos na área, já em 2010, beneficiando todos os bairros que ainda carecem desta estrutura e assim possamos atingir a meta de 100% de rede de esgoto em Jaguariaíva”, explicou o prefeito Otélio Renato Baroni. O prefeito destacou, ainda, o fato de Jaguariaíva ser um dos poucos municípios do estado que dispõe de uma autarquia responsável pelo esgoto, tratamento e distribuição de água.

A vinda dos engenheiros em Jaguariaíva foi de suma importância, uma vez que a Funasa teve significativa participação na implantação do Samae, no novo sistema de água que foi reformulado com a captação do Rio Capivari, na nova estação de tratamento e até mesmo no próprio projeto que foi iniciado há oito anos, disse o engenheiro Helio Sanfelice, da Regional de Curitiba. “Estamos aqui para dar continuidade ao projeto que ajudamos a construir, e para isso contamos com alguns aspectos favoráveis como a vontade do município em retomar o acordo de cooperação e, principalmente, por estarmos numa época em que o Governo Federal acena com recursos bastante importantes através do PAC. Para Sanfelice, paralelamente ao trabalho na obra que já está pronta e na obra que se pretende realizar é imprescindível à conscientização da população para que faça a ligação de suas casas à rede coletora e deixem de jogar resíduos no rio. “Não adianta o poder público investir em rede coletora e estação de tratamento se a população não ligar seu esgoto a esta rede”.

Quanto à expectativa de prazo para que as obras tenham início, Demerval Ziemmer acredita que como o trabalho preliminar já está feito em praticamente 90% do município, faltando algumas alterações e atualizações de valores, o projeto deverá estar pronto para apreciação do Governo Federal em, aproximadamente, 30 dias. Aprovado, é só aguardar a liberação dos recursos. Outra novidade destacada por Demerval Ziemmer é a possibilidade de ser implantado em Jaguariaiva o sistema de módulos sanitários da Funasa, cuja finalidade é atingir comunidades carentes, inclusive em algumas localidades da zona rural.