Prefeitura Mun. de Jaguariaíva - Programa Olhar Jaguariaíva combate dificuldades visuais entre as crianças

Programa Olhar Jaguariaíva combate dificuldades visuais entre as crianças

Mais crianças jaguariaivenses receberam da prefeitura na tarde de quinta, 4, seus óculos de grau. A entrega ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece), que junto com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), desenvolvem o programa, denominado “Olhar Jaguariaíva”.

O prefeito municipal, José Sloboda (Juca), a secretária de Educação, Cultura e Esporte e vice-prefeita Alcione Lemos e a secretária de Saúde, Amália Alves, conversaram com os pais e responsáveis pelas crianças, destacando seus papéis no cuidado com os óculos e no incentivo ao uso para a efetividade do tratamento. “O Olhar Jaguariaíva já beneficiou centenas de crianças e tem o objetivo de corrigir problemas de visão que dificultam o aprendizado de nossos alunos”, explicou o prefeito Juca.

A atenção às crianças com problemas de visão, mais do que uma iniciativa de assistência, faz parte de uma grande estratégia, explicou a secretária e vice-prefeita Alcione. Ela disse aos pais que, visando elevar gradativamente a qualidade do ensino ofertado nas escolas do município, existe hoje uma série de ações integradas na educação.

Alcione relatou que a detecção do problema visual, encaminhamento ao oftalmologista e fornecimento dos óculos estão agregadas à capacitação de professores, provas e registro de dados sobre o aprendizado das crianças, uso de métodos atuais de ensino, incluindo aulas em salas de informática, uso de lousa digital, tabletes-PC e software educativo nas aulas. Interligados a isso também estão a construção, reforma e ampliação de escolas, distribuição de uniformes e material escolar completos, fornecimento de merenda saborosa e saudável, transporte escolar seguro e acessibilidade ao esporte e à cultura. “Em Jaguariaíva nos preocupamos em oferecer sempre o melhor para nossas crianças, com o trabalho de uma equipe comprometida, tendo sempre planejamento e organização no que fazemos”, informou a vice-prefeita.

Desta vez foram encaminhados 90 alunos para consulta oftalmológica e atendidas 31 crianças com necessidade de óculos, informa a professora Erla de Melo, da equipe técnica da Smece. Somente neste ano 71 crianças foram beneficiadas e, no total, mais de 300 óculos já foram fornecidos com o Programa Olhar Jaguariaíva, criado há cerca de 10 anos.

dsc_2014
dsc_2014 dsc_2014