Prefeitura Mun. de Jaguariaíva - Jaguariaíva recebe novas palestras na área ambiental

Jaguariaíva recebe novas palestras na área ambiental

Várias palestras com foco na preservação ambiental estão ocorrendo para diferentes públicos em Jaguariaíva. A mobilização é da Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente (SAMA), que abriu espaço para a empresa responsável pela Linha de Transmissão Itararé II – Jaguariaíva, a Evoltz. Na quarta-feira (7), o público foi de jovens que frequentam os cursos do Departamento Municipal de Ensino Profissionalizante.

A palestra, com foco na exposição sobre o convívio com a linha de transmissão elétrica na fase operativa, foi complementada por oficinas sobre bacias hidrográficas. Os educadores mestres Thomas Enlazador e Camila Mello ministraram. Segundo Camila, as interações educativas que estão ocorrendo em Jaguariaíva e também nas cidades de Sengés e Itararé, fazem parte do processo de obtenção de licença de transmissão da empresa, sendo possíveis em Jaguariaíva graças ao apoio da Prefeitura Municipal. Ela observa que a região é rica em recursos naturais que favorecem o desenvolvimento econômico por meio do turismo sustentável.

Outro encontro ocorreu dia 26, na Câmara Municipal, para associados que trabalham na cooperativa de reciclagem. O assunto em pauta foi a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Um dia antes houve integração e palestra no bairro Jangai para produtores rurais.

As orientações na zona rural tiveram como base a formação para conservação das nascentes e mata ciliar para produtores rurais. O prefeito municipal, José Sloboda (Juca) e o secretário de Agropecuária e Meio Ambiente, Francilei Baitala, estiveram presentes. Na ocasião apresentaram projetos da prefeitura em prol do pequeno produtor.

A próxima palestra está marcada para o dia 10 de novembro.  No Clube Recreativo Municipal serão dados direcionamentos sobre legislação e práticas sustentáveis de resíduos sólidos. Os convidados são associados de cooperativas que trabalham com reciclagem em Jaguariaíva, Sengés e Itararé.

dscn8667
dscn8667 dscn8667