Prefeitura Mun. de Jaguariaíva - Sama busca informações sobre novas práticas para cultivo de feijão e milho

Sama busca informações sobre novas práticas para cultivo de feijão e milho

A Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente (SAMA) esteve representada na 19ª Semana de Campo Feijão e Milho. O evento ocorreu no início do mês, na Estação Experimental da Fundação ABC, em Ponta Grossa, e foi promovido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e a Syngenta.

Na oportunidade a equipe da Sama teve informações sobre as novas práticas para plantio do feijão e do milho na próxima safra, tendo como base as estações tecnológicas rotativas e palestras, que enfocaram inclusive sobre conservação do solo e da água.

Mais Grãos - A Sama já abriu o cadastro de produtores para distribuição das sementes melhoradas de feijão a serem plantadas no segundo semestre deste ano. A ação, que integra o Programa Mais Grãos, do Governo Municipal, tem o objetivo de contribuir com a produtividade e renda entre pequenos produtores.

Cada produtor tem direito a receber gratuitamente até 20 quilos de sementes. Como contrapartida pelas sementes melhoradas, produzidas através de parceria da Emater e Iapar os beneficiários têm o compromisso de entregar à SAMA a mesma quantia de feijão em grão recebido na colheita.

O feijão recebido na secretaria como contrapartida é repassado a instituições assistenciais. Segundo o engenheiro agrônomo da SAMA, Sandro Drinko, neste ano foram colhidas 25 sacas de feijão para semente, produzidas na Chácara dos Lanças, da Prefeitura Municipal. Mais informações sobre os benefícios oferecidos pelo município ao pequeno produtor rural podem ser obtidas na sede da SAMA, que fica na Rua do Matadouro S/N e atende pelo telefone (43) 3535-6358. O horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

dsc_9866 dsc_9866
dsc_9873 dsc_9873