Prefeitura Mun. de Jaguariaíva - Jaguariaíva apresenta cooperativismo como opção de renda no campo

Jaguariaíva apresenta cooperativismo como opção de renda no campo

Pequenos produtores rurais de Jaguariaíva participaram na tarde de segunda-feira (28), no Cine Teatro Valéria Luercy, de reunião para apresentação da COAFAI – Cooperativa de Agricultores Familiares de Itararé. Este foi o ponto de partida para um projeto de trabalho integrado a esta cooperativa, visando geração de renda na zona rural.

Segundo o secretário municipal de Agropecuária e Meio Ambiente, Leonardo Von Linsengen, o objetivo do município é fortalecer a agricultura familiar e incentivar o trabalho em sistema de integração. Ele acrescenta que Jaguariaíva tem potencial para tanto, visto que conta com cerca de 400 produtores rurais e um número pequeno produz alimentos para comercialização em sistema cooperativo.

Fundada há sete anos, a COAFAI hoje conta com mais de mil cooperados. A distribuição dos alimentos ocorre em várias cidades da região de Itararé, incluindo contratos com entidades sociais e merenda escolar. O presidente da cooperativa, José Roberto Ferraz, e a engenheira agrônoma Camila Trojan, informaram que a cooperativa compra cerca de 51 variedades de frutas, legumes e verduras. Uma das características é que o preço do produto é fixo, ou seja, mesmo que esteja em baixa, permanece com o valor acordado no início do contrato.

De acordo com Linsingen, a Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente (SAMA) fará a divulgação do projeto de trabalho integrado também no interior do município. A intenção é começar o fornecimento à a COAFAI com pelo menos 50 produtores interessados.

O secretário diz ainda que a prefeitura, através da SAMA, deve oferecer apoio para essa integração, de início com o transporte do produto até o ponto de coleta, assim como já acontece com a linha do leite. Mais informações podem ser obtidas na sede da SAMA, que fica na Rua do Matadouro S/N, e atende pelo telefone (43) 3535-6358. O horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

img_8819 img_8819
img_8823 img_8823