Prefeitura Mun. de Jaguariaíva - Projeto Mais Grãos gera renda e produtividade no campo

Projeto Mais Grãos gera renda e produtividade no campo

A Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente (SAMA) de Jaguariaíva já realizou o plantio das sementes melhoradas de feijão que serão distribuídas para os agricultores beneficiados com o Programa Mais Grãos, do Governo Municipal. A ação tem o objetivo de contribuir com a produtividade e renda entre pequenos produtores rurais.

Mais de 50 pequenos agricultores participam do programa. Eles receberam, cada um, de 10 a 20 quilos de sementes, que foram distribuídas entre os meses de julho e outubro. Como contrapartida pelas sementes melhoradas, produzidas através de parceria da Emater e Iapar (Instituto Agronômico do Paraná), os beneficiários têm o compromisso de entregar à SAMA a mesma quantia de feijão em grão recebido na colheita.

O alimento feijão recebido na secretaria é repassado a instituições como o hospital municipal e Secretaria Municipal de Educação (Smece), que utiliza o feijão colhido através do projeto na preparação da merenda escolar. Segundo o engenheiro agrônomo da SAMA, Sandro Drinko, neste ano foram plantadas na Chácara dos Lanças, da Prefeitura Municipal, 50 quilos de sementes numa área de um hectare de terra.

Apoio – Além do Programa Mais Grãos, a Prefeitura de Jaguariaíva, através da SAMA tem outras iniciativas para apoiar a produção e a geração de renda no campo. A secretaria fornece orientação de procedimentos de análise do solo e disponibiliza engenheiro agrônomo para assistência técnica nos plantios. Há também serviços técnicos de médico veterinário e engenheiro florestal.

Dentro do Programa Jaguariaíva Mais Produtiva existe o benefício do transporte gratuito do calcário até a propriedade. Com mais este apoio, o pequeno produtor, após análise do solo, encomenda o calcário no fornecedor e economiza, até uma vez ao ano, o valor do frete. Se tivesse que pagar pelo transporte oferecido pela prefeitura, o produtor gastaria com o frete o dobro do valor gasto com o calcário, usado na correção da terra.

Há uma retroescavadeira e tratores agrícolas e implementos como grade aradora, niveladora, calcareadeira e ensiladeiras disponíveis aos pequenos agricultores. O agendamento de empréstimo e retirada da guia da taxa de uso são feitos na própria SAMA.

Outro serviço prestado pela prefeitura é o recolhimento do leite na zona rural. Um caminhão da SAMA leva o leite até o resfriador do município. Depois o leite é buscado por empresas que compram o alimento diretamente dos pequenos produtores jaguariaivenses. A média é de 21 produtores atendidos e 12 mil litros transportados ao mês.

O Cadastro Ambiental Rural gratuito, registro público obrigatório eletrônico das informações ambientais dos imóveis rurais, também está disponível através da prefeitura. Mais informações sobre os benefícios oferecidos pelo município ao pequeno produtor rural podem ser obtidas na sede da SAMA, que fica na Rua do Matadouro S/N e atende pelo telefone (43) 3535-6358. O horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.