Prefeitura Mun. de Jaguariaíva - Obras do Programa Cidades Digitais iniciam em Jaguariaíva

Obras do Programa Cidades Digitais iniciam em Jaguariaíva

Iniciou nesta semana em Jaguariaíva a obra de instalação da estrutura subterrânea do Programa Cidades Digitais. Os trabalhos se concentram na região da Vila Kennedy e devem atingir toda a cidade, numa extensão de mais de 17 quilômetros.

Segundo informações da Ziva Soluções e Tecnologias, empresa vencedora da licitação feita pelo Governo Federal, na execução da obra estão sendo utilizadas máquinas e equipamentos que perfuram o pavimento minimamente e com precisão, visando danificar o mínimo possível da área construída. O processo também é bem rápido e a previsão é que em cerca de três meses os cabos estejam na rede subterrânea.

Com o Cidades Digitais serão estabelecidas conexões de internet e intranet, via fibra óptica, entre órgãos públicos, além de disponibilização de aplicativos de governo para gestão dos setores financeiro, tributário, da saúde e educação.

Serão mais de 40 os órgãos públicos jaguariaivenses interligados. Segundo o secretário de Administração e Recursos Humanos, Hissashi Umezu, com este novo sistema, a internet nas escolas, unidades de saúde, departamentos municipais, bibliotecas, cemei’s, entre outros espaços públicos ficará mais rápida e moderna. Além disso, com uma rede de intranet, explica Umezu, o objetivo é economizar recursos públicos com a comunicação e troca de dados entre os órgãos da administração.

Próximo aos cerca de 40 pontos de instalação da rede de fibra óptica deve haver o sinal aberto de internet, relata o prefeito José Sloboda (Juca). “Nosso município já disponibiliza o sinal aberto e gratuito de internet na Praça Getúlio Vargas, onde, em caso de necessidade, existe inclusive possibilidade de recarregar gratuitamente a bateria do celular, numa tomada de uso público. Embora a prioridade seja a integração do serviço público, a ampliação do acesso à internet também deve ocorrer com o Programa Cidades Digitais, com disponibilização do sinal aberto da rede Wi-Fi, num raio de 200 metros dos prédios públicos pré-selecionados’’, explica. Outro benefício do Projeto Cidades Digitais será o de monitoramento de ruas através de câmeras de segurança.

O município está entre os nove contemplados pelo Governo Federal com o programa em todo o Paraná.  Os recursos autorizados para a estrutura em Jaguariaíva são de R$1.547.574,05. Sloboda relata que este montante foi liberado a fundo perdido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Vale lembrar que, para tratar deste e outros assuntos, confirmando a liberação do projeto que ficou algum tempo paralisado, o prefeito Juca esteve em Brasília, onde foi recebido pelo o diretor nacional do projeto, Américo Tristão Bernardes e o coordenador de Sistemas, Renan Ricardo Tolentim.

dscn8571
dscn8571 dscn8571