O projeto “A Hora do Conto” é realizado desde 2010 pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL), através do Departamento de Cultura com acompanhamento do Departamento de Educação.

Ao longo dos anos foram trabalhados valores éticos e morais junto às turmas de Infantil V e 1º ano das Escolas Municipais, onde diversos contos e fábulas foram abordados. A secretária Erla Mello relembra que o projeto objetiva, através do lúdico, o incentivo à leitura, visita à biblioteca e aquisição de conhecimentos, onde as crianças também realizavam atividades pertinentes ao tema e assistiam a filmes relacionados.

Com a pandemia, aulas remotas e o risco de aglomeração nos espaços, o projeto precisou ser adaptado para que continuasse sendo levado até os alunos, desta vez, de forma online. Nesta semana, as escolas municipais já estão trabalhando com o vídeo da história encenada pela equipe da Cultura, com o diretor Vinícius Schadner, a bibliotecária Aguida Alves e auxiliar Flávia Regina da Silva

Em 2021, de acordo com Schadner, a história trabalhada é a “Lebre e Tartaruga”, cuja essência é o respeito ao próximo, valorização das características únicas de cada ser-humano e os prejuízos do “Bullying”.

O vídeo com o teatro de fantoches foi produzido na Biblioteca Cidadã “Monteiro Lobato” e está sendo trabalhado nas escolas através do YouTube, de forma remota, conforme protocolos já adotados junto à Rede Municipal de Educação. A realização será acompanhada pela equipe de Assessoria Pedagógica.

Alunos realizam atividades com base na história trabalhada no projeto "A Hora do Conto"