Prefeitura Mun. de Jaguariaíva - Jaguariaína na era da inclusão digital

Jaguariaína na era da inclusão digital

alt Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-ansi-language:#0400; mso-fareast-language:#0400; mso-bidi-language:#0400;}

Uma conquista do governo municipal, que assumiu o combate à exclusão como política pública, através de habilitação no Ministério das Comunicações, o Telecentro Comunitário, implantado na Escola Municipal Júlio de Mesquita Filho já está em plena atividade, atendendo a população dos bairros Primavera I, II e II, Vila Kennedy, Jardim Santa Cecília e adjacências.

Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 st1\:*{behavior:url(#ieooui) } /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-ansi-language:#0400; mso-fareast-language:#0400; mso-bidi-language:#0400;}

O Telecentro leva, de forma gratuita, o conhecimento de informática às comunidades atendidas.  É a preocupação da administração municipal em relação a inclusão digital para um número cada vez maior de jaguariaivenses.

Disponível desde junho de 2008, o Telecentro mantinha suas portas fechadas à população. Nesta semana a Prefeitura, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, colocou o Telecentro em funcionamento, com instrutor e técnico em informática. São quatro turmas, num total de 40 alunos, que iniciaram o Curso de Informática Básica com duração de dois meses. As aulas acontecem todas as terças e quintas-feiras, das 9 Às 10 horas e das 10h15 às 11h15, e das 14 às 15 horas e das 15h15 às 16h15.  A proposta, segundo a Secretária de Educação, Cultura e Esporte, Alcione Lemos, é implantar o mais breve possível, novas turmas e novos cursos, abrangendo a área de atuação. “Sem esquecer de mais uma conquista da Administração, no que se refere à adesão e regularização do município junto ao Programa do Governo Federal, Informática nas Escolas, o PROINFO, que disponibiliza as escolas da rede pública municipal de ensino, salas de informática compostas por 10 computadores e impressora. É o acesso dos alunos à informática, resultando numa inclusão digital maciça”.

Em Jaguariaíva o PROINFO já existe em duas escolas. Uma sala na Escola Antonio Fanchin na Vila Pinheiro e outra na Escola Elza Baptista Fonseca, no Lagoão. As demais escolas já estão cadastradas e selecionadas para receber suas salas de informática até o final deste ano, inclusive duas escolas da zona rural do município. Estas salas serão monitoradas por uma equipe de profissionais que compõe o Núcleo Municipal de Tecnologia, NTM, já homologado pelo MEC e em pleno funcionamento, com sede na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte. A equipe é responsável por implantar na rede de ensino políticas de aprendizado que insiram, em sua totalidade, o uso das tecnologias da informática que estarão disponíveis nas salas na própria escola, com capacitação dos professores para o uso destas tecnologias, com total apoio técnico e pedagógico no que concerne a inclusão digital. “As salas funcionam como um mundo novo na escola, os sistemas operacionais dos computadores são especialmente programados para crianças, com programas que facilitam o acesso e jogos educativos que irão auxiliar os professores no processo ensino-aprendizagem”, explicou Leandro Kubisse, Coordenador do Núcleo de Tecnologia Municipal.

Outro programa do Governo Federal que já está em funcionamento, também, é o Programa Banda Larga nas Escolas, inédito no município de Jaguariaíva. O programa prevê a disponibilização, instalação e provimento de internet Banda Larga em todas as escolas do município e já está em vigor nas Escolas Antonio Fanchin, Escola Maria de Lourdes Oliveira Taques e na Escola Walquíria C. X. da Silva. Em breve o programa estará disponível para as demais escolas da área urbana.

alt alt