O município de Jaguariaíva agora integra o Programa Família Acolhedora, um sistema voltado para crianças e adolescentes afastados da família por medida de proteção e abrigados, provisoriamente, em residências de famílias acolhedoras previamente cadastradas. O lançamento do programa pela Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social (SHADS) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), ocorreu nesta terça, 2, na Casa da Cultura.

Marcaram presença autoridades, entre elas o promotor Oséas Vogler e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Rita Maganhatti, secretária da SHADS, entre outros membros de conselhos e entidades ligadas à garantia de direitos das crianças e adolescentes, juntamente com equipe da SHADS e CREAS.
Na oportunidade autoridades destacaram a importância da adesão para fortalecimento das ações de proteção às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Também foi citado que o estabelecimento do Programa Família Acolhedora em Jaguariaíva é viável graças à uma rede de proteção e socioassistencial organizada e estruturada, que fornecerão suporte essencial para o sucesso do programa.

Para desenvolvimento, o Família Acolhedora conta com uma equipe técnica que irá acompanhar as famílias que acolherem as crianças e adolescentes. As famílias ou voluntários que atenderem ao chamamento público, em andamento nos próximos 30 dias, irão receber do município um subsídio financeiro no valor de 70% do salário mínimo nacional por menor acolhido. Mais informações podem ser obtidas no CREAS do município.