Um ato cívico, com valorização dos símbolos municipais e resgate das origens tropeiristas locais, marcou a comemoração dos 198 anos de Jaguariaíva nesta quarta-feira (15). A solenidade contou com a presença da prefeita Alcione Lemos, vice Adilson Passos Felix e outras autoridades.

Por conta do mal tempo, a cavalgada com membros do Clube dos Tropeiros Alma sem Fronteira, programada para ocorrer nas principais ruas da cidade foi cancelada, ocasionando ainda mudança no local do ato cívico, que seria em frente à prefeitura, ao ar livre, para o Cine Teatro Valéria Luercy, situado no Complexo Matarazzo, outro local histórico.

O público pôde acompanhar via internet, devido às restrições sanitárias pela Covid-19, a transmissão on-line da cerimônia, que contou com poesias declamadas por alunos das escolas municipais, vídeos comemorativos e relatos dos historiadores Plicila de Brito e Rafael Pomim. A bênção ecumênica conjunta da cidade foi feita pelo pároco Maycon José da Silva e pastores Cleonice Bonfim e Jair Castro Cândido.

Ao lado da prefeita, na mesa diretiva dos trabalhos, organizada pela SMECEL (Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer), via Departamento de Cultura, estiveram as autoridades eclesiásticas, o vice Adilson Passos Félix, a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Erla Maria de Mello, o presidente da Câmara, José Marcos Pessa Filho, e o presidente do Clube dos Boiadeiros Alma sem Fronteira, José Nereu Gomes.

Saudação especial foi feita pela prefeita Alcione Lemos, que observando a trajetória do município, destacou a garra de seu povo na busca pelo desenvolvimento.

Conforme a prefeita Alcione, pela necessidade de proteção da saúde de todos, contra os males do novo coronavírus, as grandes celebrações do aniversário municipal, trazidas pelo Festival Cultural, tiveram de ser suspensas. A expectativa, no entanto, é que futuramente, especialmente no bicentenário de Jaguariaíva, uma grande festa deve ser feita para confraternização e alegria da população.

A prefeita disse que, mesmo diante das dificuldades de uma pandemia e de início de mandado, há conquistas em vários setores para comemorar. Entre eles estão realizações na educação, desenvolvimento social e urbano, turismo, meio ambiente, entre outros, além do êxito na luta contra a Covid-19, com o avanço da vacinação e queda no número de casos ativos e mortes pela doença.

Finalizando, a prefeita relatou que o trabalho continua e que vários projetos serão efetivados para transformação de Jaguariaíva numa cidade preparada para o futuro e melhor para todos.  “Pela sua história e pelos seus personagens, parabéns terra amada. Pelos seus 198 anos, parabéns Jaguariaíva”, concluiu Alcione.

adilson gordo
adilson gordo adilson gordo