1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13

Pesquisa

Premiação do Projeto Vamos Ler Geração Digital contempla atividade da rede municipal de ensino de Jaguariaíva

Será nesta terça-feira (12), a partir das 9 horas, no Cineteatro Valéria Luercy, a premiação do Projeto Vamos Ler Geração Digital 2019. O projeto é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece) com o Jornal da Manhã (A Rede), da cidade de Ponta Grossa, e reconhece as melhores práticas pedagógicas com utilização de métodos jornalísticos.

Neste ano em Jaguariaíva sagrou-se vencedora em Jaguariaíva a aluna Isabelle Kauane Rodrigues, do 5º ano da Escola Municipal Maria de Lourdes Oliveira Taques, que fez o trabalho sob orientação da professora Vanessa Gomes Amaral. A aluna jaguariaivense receberá o prêmio (caixa de som portátil) na categoria melhor fotografia.

Em 2019 foram mais de 200 atividades desenvolvidas nas escolas e publicadas no Portal a Rede, na página do Vamos Ler, e em algumas edições do jornal impresso Jornal da Manhã. Os professores e alunos participaram de um concurso das atividades realizadas com o jornal nas categorias blogs escolares, melhores fotos, melhores textos e melhores vídeos.

Metodologia inovadora - O Vamos Ler foi implantado em 2017 no município, com o objetivo de proporcionar aos alunos do 5º ano do ensino fundamental, da rede municipal de ensino, as noções de cidadania e de reflexão sobre os métodos jornalísticos, e a produção da notícia, por meio do recurso do jornal impresso em sala de aula.

O Vamos Ler fortalece a relação mídia-educação, uma vez que leva a mídia para a sala de aula e a sala de aula para a mídia. Neste contexto, conteúdos produzidos pelos próprios alunos, como reportagens, fotos e vídeos sobre temas atuais, e de relevância para a comunidade, a rede escolar pode integrar debates, buscar soluções para os problemas encontrados e, principalmente, desenvolver senso crítico sobre como a notícia é vinculada. Neste ano 480 alunos foram atendidos com este recurso no município.