A Prefeitura de Jaguariaíva já iniciou a entrega de mais de 3.500 kits de higiene bucal nas escolas e cemeis da área urbana e rural. A ação é parte do Programa Jaguariaíva Sorriso Infantil, da Prefeitura Municipal, que de maneira lúdica e interativa, ensina bons hábitos de saúde bucal desde os primeiros anos de vida.

O programa é realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece). No lançamento, que ocorreu na última quinta, dia 8, na Escola Municipal Júlio de Mesquita, bairro Primavera, estiveram presentes o prefeito José Sloboda, secretária municipal de Educação, Cultura e Esporte e vice-prefeita, Alcione Lemos, secretária de Saúde Amália Cristina Alves, coordenadora de Saúde Bucal, Caroline de Azevedo Fanha Stalhschmidt e equipe, pais, alunos, professores e representantes do campus do IFPR.

Somente nos kits de saúde bucal, a prefeitura, através da Smece, investiu mais de R$41 mil. Eles contém escova, fio e cremes dentais, estojo para guardar os itens e revista educativa.  Neste ano o projeto, em parceria com o Instituto Federal do Paraná (IFPR), traz como novidade peça teatral infantil com a mensagem da importância da escovação e cuidados diários com os dentes.

Encenado pelos estudantes do IFPR, o teatro será reprisado em todas as escolas do município até dia 30 deste mês.  Em anos anteriores o Projeto Jaguariaíva Sorriso Infantil apresentou às crianças a mensagem educativa através de filmes, coreografias e exposição sobre doenças periodontais, cavidade bucal, alimentação saudável e problemas causados pelos doces e guloseimas na deterioração dos dentes. O Sorriso Infantil, desenvolvido desde 2010 em Jaguariaíva, já registra bons resultados como a melhora na saúde bucal das crianças, com diminuição do número de intervenções odontológicas na faixa etária atendida como obturações.

Entre as atividades lúdicas deste ano está uma peça de teatro preparada por alunos voluntários do Instituto Federal do Paraná.