A celebração dos 196 anos de Jaguariaíva será marcada por atrações culturais, shows com grandes nomes da música nacional, rodeio, trilhão, atos cívicos e missa de ação de graças. O evento, que ocorre em setembro, já está sendo organizado.

Entre o que está definido está a divulgação das raízes histórico-culturais jaguariaivenses nos estandes do VI Festival Cultural. Além do tropeirismo, ferrovia, indústrias Matarazzo e ciclo madeireiro, também será divulgada a questão da elevação do município à freguesia.

Pela segunda vez consecutiva o município licitou o espaço para realização da Festa do Peão de Jaguariaíva por empresa terceirizada. A realização será feita pela Pepê Eventos e MCA. A permissionária trará três shows com artistas de renome nacional, sendo eles com Felipe Araújo (dia 12), Jads e Jadson (dia 13) e Eduardo Costa (dia 14).

Serão cobrados valores simbólicos por dia ou passaportes incluindo todas as noites, além de camarotes. No dia 15, data da comemoração dos 196 anos de elevação de Jaguariaíva à categoria de Freguesia, o acesso será livre, por conta do show com o cantor Alexandre Pires, que será oferecido pela prefeitura à população.

Outras atrações serão a praça de alimentação da II Festa do Peão de Jaguariaíva, além do espaço para oferta de comidas típicas tropeiras. Também para a semana do aniversário do município estão sendo programadas entregas oficiais de obras em fase final de execução.