Publicação Original: 02/08/2009

 

   A Prefeitura de Jaguariaíva, através de suas Secretarias, promove desde 30 de agosto inúmeras atividades em comemoração à Semana da Pátria. O ponto marcante do início das comemorações, abrindo a semana, aconteceu no domingo, 30, com a Corrida de Revezamento do Fogo Simbólico da Pátria, que reuniu escolas municipais, estaduais e particulares, empresas, instituições e entidades de classe.

   A participação popular foi significativa e a vibração esteve presente durante os 10 km de percurso do Fogo Simbólico. A solenidade teve início às 7 horas, em frente da Igreja Bom Jesus da Pedra Fria, com o acendimento da tocha com a chama do Círio da Igreja e o prefeito Otélio Renato Baroni dando início ao revezamento. “É o resgate do civismo, em Jaguariaíva, do respeito e do amor à nossa Pátria, atendendo os anseios da população”, disse o prefeito Baroni.

   Após a saída da frente da Igreja Senhor Bom Jesus da Pedra Fria, a tocha acesa percorreu um trajeto de 10 km, com revezamento entre escolas e instituições a cada 100 metros, passando pela cidade alta, centro, bairro Nossa Senhora de Fátima, Vila Pinheiro e Vila Kennedy, Jardim Primavera e retorno à Praça Getúlio Vargas, em frente da Prefeitura, quando a tocha foi devolvida ao prefeito Otélio Renato Baroni, que acendeu a Pira da Pátria às 10 horas, seguindo o Protocolo Nacional, em que todo o território brasileiro fará o mesmo gesto, na mesma hora.

   Durante a solenidade, homenagem à professora Rosa Maria Collete, que em 1970 participou da organização da mesma Corrida de Revezamento do Fogo Simbólico e, representando a mulher jaguariaivense, foi quem acendeu a Pira da Pátria.

   Fogo Simbólico da Pátria

   Desde 1938 a Liga da Defesa Nacional realiza a Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, que este ano comemora a sua 72ª edição e foi acesa às 10 horas do dia 30 de agosto, instante em que, simbolicamente, a chama retirada da Pira da Pátria, em Brasília, foi transferida para todos os municípios do Brasil.

   O acendimento é feito pelo calor dos raios solares, através de uma lupa ou com a chama trazida do círio de uma Igreja.

   Programação:

- No dia 30 de agosto, com início às 7 horas, Corrida do Fogo Simbólico, com o acendimento da Pira da Pátria às 10 horas, em frente da Prefeitura, na Praça Getúlio Vargas, seguido do Hasteamento das Bandeiras. O Arriamento acontecerá às 17 horas.

- De 31 de agosto a 6 de setembro, em frente da Prefeitura, haverá o acendimento da Pira e Hasteamento das Bandeiras às 8 horase o Arriamento sempre às 17 horas.

- De 31 de agosto a 7 de setembro, julgamento do Concurso de Ornamentação Residencial, Comercial e Escolar.

- Nos dias 5 e 6 de setembro, 1º Torneio de Futsal da Independência.

- No dia 7 de setembro, o Hasteamento da Bandeira às 8 horas, na Praça Getúlio Vargas, em frente da Prefeitura, seguido do Desfile Cívico Temático, em comemoração ao Dia da Independência.