Publicação Original: 31/07/2009

 

           Estiveram em Jaguariaíva, na última semana, profissionais da saúde do Rio de Janeiro e de Curitiba, com a finalidade fazer levantamento sobre a incidência da Hantavirose no Paraná.

A equipe, composta por biólogos e veterinários da Fiocruz, do Rio de Janeiro, da Fiocruz, de Curitiba, da SESA, Secretaria de Estado da Saúde, da FUNASA e da Equipe Nacional de Hantavirose, acompanhados de integrantes da equipe de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde do município desenvolveram os trabalhos no Parque Estadual do Cerrado, em Jaguariaíva. O levantamento está sendo feito em alguns municípios do estado e Jaguariaíva foi selecionado por possuir um dos últimos resquícios de cerrado do Paraná e que está sob preservação no Parque Estadual do Cerrado, no bairro Pesqueiro.

          Segundo Najla Barros, da equipe da Secretaria de Saúde de Jaguariaíva, o trabalho consistiu em capturar roedores silvestres e coletar material para a pesquisa de Hantavírus, colocando-se armadilhas no Parque e também nas proximidades, mais especificamente no Sítio do Jerivá, na mata ciliar do rio, também no Pesqueiro. Mesmo com o mau tempo, a equipe pode realizar as atividades programadas e obteve um número satisfatório de animais para o estudo proposto. O processamento das informações foi feito no laboratório montado na sede do Sítio, com toda a paramentação e segurança necessárias para o procedimento; Depois de concluída a pesquisa a equipe deverá elaborar relatório dos trabalhos realizados e encaminhar ao Departamento de Vigilância em Saúde dentro de 30 dias.

        Belezas Naturais:  
        Durante a realização da pesquisa, no Parque Estadual do Cerrado, que é um dos cartões postais do município, a equipe visitante se encantou com as belezas naturais, criando expectativas de retorno para visitas em outros locais.