Publicação Original: 1/07/2009

Tendo por principal objetivo o levantamento de propostas para os planos de saúde 2010/2013, com primazia da atenção integral em uma perspectiva da promoção da Saúde, destaque para a atenção básica e eleição dos representantes que irão compor o Conselho para o biênio 2010/2011, a Prefeitura de Jaguariaiva, através da Secretaria de Saúde, junto com o Conselho Municipal de Saúde, promoveu a 8ª Conferência Municipal de Saúde.

Com o tema Conselho de Saúde e Ações, o encontro propiciou aos participantes uma ampla discussão dos problemas, com apresentação de propostas e metas, visando à organização do setor para os próximos quatro anos. A palestra sobre o tema foi ministrada por Isaias Cantóia Luiz, Chefe de Divisão de Informação e Analise Situacional em Saúde, da 3ª Regional de Saúde de Ponta Grossa.

Ao declarar aberta a 8ª Conferência, o prefeito Otélio Renato Baroni disse que a promoção de conferências não se trata apenas do cumprimento de uma legislação, mas também a oportunidade de reunir a sociedade organizada em torno dos mesmos objetivos, buscando alternativas que melhorem cada vez mais a qualidade dos serviços prestados, principalmente na área da saúde pública. “A participação popular em eventos como esse permite que as pessoas possam reconhecer o que o poder público tem feito em cada setor e os investimentos nas áreas mais críticas”, disse o prefeito. Para o Secretário de Saúde, Mário Fonseca Filho, a realização da Conferência objetivou, além do levantamento de metas e apresentação de propostas, a democratização do Conselho através da participação dos mais variados segmentos da sociedade civil organizada. O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Vinicius Nadal de Masi, reafirmou a importância do momento e destacou a necessidade de firmar parcerias com os governos estadual e federal para implantação de programas que tragam melhorias para o setor.

Após a abertura oficial da 8ª Conferência, os grupos de trabalho foram divididos entre usuários, gestores e prestadores de serviços na saúde e trabalhadores da saúde, partindo então para a escolha dos novos representantes do Conselho, que ficou assim representado: Na condição de usuários, Sitim e Norske Skog Pisa; Maçonaria e Rotary Club; Sindiserv e APMFs; Pastoral da Criança e Fundação Santa Marta; CMDCA e APOJAGUAR; Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Igreja Senhor Bom Jesus da Pedra Fria. Como Gestores e Prestadores, SEMUS e ASMUJ; Prestadores, CASMI e Projeto Vida; Casa da Nutrição e APAE. 
No segmento dos trabalhadores da saúde o SINDISAUDE, COREN e ASSEF.

Ao final da Conferência foram apresentadas e aprovadas 24 propostas e metas para o Plano de Saúde 2010 a 2013.