Gestores da área do turismo dos municípios de Jaguariaíva, Sengés e Arapoti, junto com representantes das forças de segurança, se reuniram nesta terça (17), na nova sede da Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente de Jaguariaíva (SETMA). A pauta foi a união de esforços para desenvolvimento do turismo sustentável e mais seguro nas três cidades.

Junto à secretária da SETMA, Sandra Negrini, estiveram na reunião o presidente da Associação de Turismo Sustentável Jaguariaíva Melhor do Paraná, Lúcio Drinko;  sargento Gualdezi, do Corpo de Bombeiros; sargento Paulo Onisko, da Polícia Militar; Paz Júnior – Presidente do COMTUR de Arapoti;  Luciano Ribeiro, secretário de Esporte e Turismo de Sengés; Carlos Ornellas, agente de turismo; e outros gestores.

A instalação do Controle de Acesso no Parque Estadual do Vale do Codó, que funciona desde o final de dezembro em Jaguariaíva, com recepção, apoio ao turista e vigilância na área,  foi colocada como exemplo para o ordenamento das visitações ao roteiro das belezas naturais da região. A iniciativa atende demandas legais e efetiva mais uma etapa do projeto da prefeita Alcione Lemos de desenvolver a indústria limpa do turismo no município, gerando renda, com segurança e proteção ambiental. O acesso, vale ressaltar, continua acessível e gratuito.

A intenção principal de uma proposta de ações coordenadas nos três municípios é evitar acidentes fatais e evitar as degradações da natureza. Segundo informações da SETMA, outros encontros alusivos devem ocorrer para discussão do projeto.